Muitos foram os que se queixaram com o facto da consola da Microsoft danificar os discos, muitos até reclamaram junto da empresa norte-americana mas poucos obtiveram uma resposta concreta.
Os disco eram danificados sempre que se deslocava a consola com os mesmos em movimento, e mesmo um aviso colocado na consola alertando os consumidores não foi suficiente para impedir que tal acontecesse.
Numa recente acção social contra a Microsoft podemos ler que a mesma sabia desse problema quando lançou a máquina para o mercado em Novembro de 2005. Os engenheiros ficaram a saber de tal facto em Setembro de 2005 quando receberam os primeiros relatos de que os discos se deslocavam, sendo essa a causa para o problema.
O problema parece ter origem na alta velocidade de leitura dos leitores da consola, 7500 RPM contra as 4000 RPM da PS3 e 3500 RPM da Wii. Foram várias as tentativas para solucionar o problema desde a redução da velocidade de leitura até à implementação de um "pára-choques" de borracha.
In: EuroGamers
Hélio Matias
9 de janeiro de 2009
Pacotes TCP/IP
Este video ilustra de forma simples o funcionamento do tráfego por pacotes numa rede (Internet incluida).
Teste de DNA 23AndMe, a invenção do ano.

10 de Nov de 2008 •
A Time decretou que o kit de diagnóstico 23andMe é a invenção de 2008.
Sendo assim, para variar, o vencedor foi um autêntico desconhecido, mas com potencial para alterar os nossos hábitos.
Este 23andMe é uma espécie de produto vindo do futuro. Na prática um teste ao DNA, composto por um kit que inclui um funil e um tubo de ensaio. E um selo dos correios.
O utente só tem que cuspir um pouco de saliva para dentro do funil, fecha-lo hermiticamente e envia-lo de volta para os Estado Unidos.
Aí, nos laboratórios da 23andMe (que pertence à esposa de um dos criadores do Google) o ADN do utente é analizado de forma a que se conheçam as probabilidades (repito: probabilidades) de se vir a contrair determinada doença. Maleitas cuja sina pode ser lida na palma dos cromossomas.
Com este tipo de medicina mais do que preventiva, poderemos um dia ter medicamentos feitos à medida.
Para já, garante análises clinicas e respectivas probabilidades de se vir a padecer de problemas como:
Doença de Crohn
Intolerância ao leite
Cancro da próstata
Psoríase
Diabetes do tipo 1 e 2
Parkinson
Resistência à malária
Custa apenas $399, mas nem tudo são rosas. Imagine que um dia as seguradoras começam a oferecer seguros, baseando-se na probabilidade que o cliente tem de vir a contrair, por exemplo, cancro na próstata. Será que alguma garantirá o seguro de vida a alguém nesta condição?
In tsf.pt
Fernando Silva
Processadores

AMD Phenom II e Athlon Neo quase a chegar
O fabricante de processadores apresentará duas grandes novidades no Consumer Electronics Show (CES), que começa a 8 de Janeiro. A eterna rival da Intel vai ter um 2009 cheio de novidades, de modo a tentar recuperar quota de mercado e lutar pelo melhor desempenho, tanto nos PC de secretária como nos portáteis.
Tudo aponta para que a AMD aproveite a edição de 2009 do CES para começar o seu ataque à líder Intel. O processador mais aguardado é o Phenom II, que marca a entrada da AMD nos processadores de 45 nanómetros para PC de secretária.
Alguns benchmarks não oficiais, que entretanto surgiram em diferentes sites na Internet, parecem indicar que o Phenom II cumprirá o prometido pela AMD, conseguindo competir de igual para igual com o Core i7 da Intel.
A Exame Informática já está a testar este processador, (na edição n.º 164, que chega às bancas no final de Janeiro – entretanto, fique atento ao nosso site).
Outra novidade não tão badalada, mas não menos importante, é o Athlon Neo (plataforma Yukon). A AMD acredita que o processador e a respectiva plataforma serão capazes de criar uma nova e apetecida categoria de portáteis, algures entre os netbooks e os ultraportáteis mais dispendiosos.
O Athlon Neo, um processador a 1,6 GHz, será montado em conjunto com os chips gráficos Radeon X1250 ou HD3410, o que permitirá criar portáteis compactos e económicos, mas capazes de correr aplicações relativamente exigentes.
Os rumores apontam para preços entre os 700 e os 1400 dólares. Ou seja, apenas um pouco mais caros do que os melhores netbooks, mas bem mais económicos do que os ultraportáteis de desempenho equivalente.
A meados de Dezembro, a AMD lançou processadores para computadores de baixo custo .
Na Intel, já se começou a trabalhar na arquitectura de 32 nanómetros .
Henrique Ferreira
Artigo da revista "Exame Informática"
NDrive S400 à venda.
NDrive S400 à venda18 de Dez de 2008 •
Já está à venda o segundo telemóvel da marca portuguesa NDrive. Este chama-se NDrive S400 e, desta vez sim, parece que a NDrive acertou em cheio.
Por fora parece-me bem bonito e as especificações vão pelo mesmo caminho. Tem um processador bem rápido, um ecrã VGA, GPS (com imagens foto-aéreas), TV-Out, sensor de inclinação, rádio, WiFi e Bluetooth, câmara de 3MP e por fim, mas não por último, permite a ligação à internet por banda-larga.
O sistema operativo é o Windows Mobile 6.1 que, apesar de um pouco complicado, é o mais avançado que se encontra no mercado.
A NDrive recomenda que seja vendido a 479 euros. Se for tão bom cá fora como parece ser no papel, então não é um mau negócio.
In tsf.pt
Fernando Silva
2009, um ano difícil para a Apple
2009, um ano difícil para a Apple
Apesar de tudo, 2008 foi um ano de ouro para a marca da maçã. Vendeu imensos iphones, macbooks e músicas sem fim através do iTunes.
Mas a fartura pode estar bem perto do fim. Primeiro, porque a Microsoft está a tratar do Windows 7, que se espera ser a versão funcional do Windows Vista, depois porque 2009 não vai ser o ano dos "telemóveis" e por fim, porque Steve Jobs não parece (e não está) bem de saúde.
Ontem foi o dia em que a marca fez a apresentação das novidades para os meses que se seguem. Infelizmente, a maior parte das coisas que a Apple resolveu ali mostrar resultam em pouco mais do que um bocejo e assim, tudo aponta para que este ano a Apple não encontre muitas razões para celebrar. Os próximos meses serão importantes.
Para a Apple, quanto mais tarde a Microsoft lançar o Windows 7, melhor.
In tsf.pt
Fernando Silva
Apesar de tudo, 2008 foi um ano de ouro para a marca da maçã. Vendeu imensos iphones, macbooks e músicas sem fim através do iTunes.
Mas a fartura pode estar bem perto do fim. Primeiro, porque a Microsoft está a tratar do Windows 7, que se espera ser a versão funcional do Windows Vista, depois porque 2009 não vai ser o ano dos "telemóveis" e por fim, porque Steve Jobs não parece (e não está) bem de saúde.
Ontem foi o dia em que a marca fez a apresentação das novidades para os meses que se seguem. Infelizmente, a maior parte das coisas que a Apple resolveu ali mostrar resultam em pouco mais do que um bocejo e assim, tudo aponta para que este ano a Apple não encontre muitas razões para celebrar. Os próximos meses serão importantes.
Para a Apple, quanto mais tarde a Microsoft lançar o Windows 7, melhor.
In tsf.pt
Fernando Silva
A Internet na Divulgação da Cultura Portuguesa
Desde 8 do corrente estão disponíveis, sem restrições, na Biblioteca Digital Luís de Camões uma vasta colecção de documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. Para consulta estão, igualmente, textos de grandes autores portugueses já falecidos.
Esses documentos incluem textos literários, pautas musicais, ensaios, poemas e estudos científicos.
Na opinião do Instituto "esta nova ferramenta em linha revela-se de importância decisiva para uma comunidade linguística com mais de 220 milhões de falantes e também para um número crescente de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela cultura portuguesa e que pretendem estudar o português". Alega ainda o Instituto que "os dados conhecidos sobre a circulação do livro português nos PALOP (Países africanos de língua oficial portuguesa) reforçam a extrema necessidade de uma ferramenta com estas características que, em articulação com os centros culturais e centros de língua portuguesa, poderá potenciar em grande medida o acesso à cultura portuguesa escrita".
Esses documentos incluem textos literários, pautas musicais, ensaios, poemas e estudos científicos.
Na opinião do Instituto "esta nova ferramenta em linha revela-se de importância decisiva para uma comunidade linguística com mais de 220 milhões de falantes e também para um número crescente de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela cultura portuguesa e que pretendem estudar o português". Alega ainda o Instituto que "os dados conhecidos sobre a circulação do livro português nos PALOP (Países africanos de língua oficial portuguesa) reforçam a extrema necessidade de uma ferramenta com estas características que, em articulação com os centros culturais e centros de língua portuguesa, poderá potenciar em grande medida o acesso à cultura portuguesa escrita".
Pela riqueza do site e agora com mais esta mais valia, sugerimos uma visita ao site:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
Ana Pedro de Sousa
Usar a BIOS para vigiar o estado do PC
Podemos usar a função Smart para monitorizar o nosso disco rígido. Esta função permite prever erros antes dos mesmos acontecerem.
Os ecrãs PC Health ou System Monitor, apresentam detalhes sobre a temperatura do CPU e do sistema e as velocidades das ventoinhas. Se as ventoinhas não funcionarem em condições corremos o risco de todo o nosso sistema "arder".
Para entrar na BIOS, normalmente basta pressionar as teclas DELETE ou F2 (conforme as BIOS)
Windows 7 Beta
- Com apresentação em Las Vegas,Windows 7 beta é lançado no "Consumer Electronics Show 2009". O Ceo Steve Ballmer referencía "Eu acredito que o Windows se manterá no centro tecnológico do sistema solar das pessoas. Nós estamos a fornecer os ingredientes certos: simplicidade, confiabilidade e velocidade, estamos a trabalhar no duro para ter tudo certo e tê-lo pronto"
Ricardo Miguel nº 16
Novo Magalhães
"Chegará em Setembro, a tempo do novo ano lectivo, e traz várias novidades. A começar pelo desenho português, desenvolvido pelo Centro para a Excelência na Indústria Automóvel (CEIIA) em colaboração com a JP Sá Couto e Intel.
Dentro da máquina existirá um disco rígido de maior capacidade (de 80 a 160 GB); ranhura para ligação 3G ou mesmo WiMax; e sistema automático de acerto de brilho, para que a leitura do ecrã seja fácil, quer o portátil esteja no interior ou no exterior.
Por fora, a grande diferença é o ecrã de maior dimensão, com 10,1”, e a saída VGA para ligação a um monitor externo. O portátil será ainda acompanhado por uma caneta digitalizadora para permitir a escrita manual.
Durante a apresentação, a JP Sá Couto informou que ainda não existem acordos estabelecidos com os operadores de telecomunicações ou com o Governo português para a inclusão da nova máquina no projecto e-escolinhas. No entanto, o fabricante está totalmente disponível para o efeito.
João Paulo Sá Couto, administrador da JP Sá Couto, confirmou à Exame Informática que o novo Magalhães não significará o fim do modelo anterior, que continuará a ser produzido e comercializado. O responsável acredita que os dois modelos têm públicos próprios, acrescentado que «o primeiro Magalhães será provavelmente mais interessante para a situação em que o computador fica na escola, enquanto o novo é melhor para os alunos que levam o portátil par casa».
A empresa aproveitou ainda para divulgar dados sobre a comercialização do Magalhães, dos quais já terá produzido 230 mil unidades. Segundo João Paulo Sá Couto, apenas 50 mil unidades já chegaram aos alunos no âmbito do projecto e-escolinhas, justificando o atraso com problemas relacionados com a distribuição. O administrador da empresa que fabrica o pequeno portátil acredita que os problemas já foram resolvidos e que dentro de pouco tempo as máquinas serão entregues aos restantes alunos.
A capacidade de produção actual anunciada pela JP Sá Couto é de 150 mil unidades por mês, valor que subirá para 250 mil em Abril e 500 mil no primeiro. Prevê-se a abertura de uma nova fábrica em Junho, onde será produzido o novo Magalhães, que aumentará a capacidade de produção para 500 mil unidades/mês durante o último trimestre deste ano. "
In Exame Informática
Dentro da máquina existirá um disco rígido de maior capacidade (de 80 a 160 GB); ranhura para ligação 3G ou mesmo WiMax; e sistema automático de acerto de brilho, para que a leitura do ecrã seja fácil, quer o portátil esteja no interior ou no exterior.
Por fora, a grande diferença é o ecrã de maior dimensão, com 10,1”, e a saída VGA para ligação a um monitor externo. O portátil será ainda acompanhado por uma caneta digitalizadora para permitir a escrita manual.
Durante a apresentação, a JP Sá Couto informou que ainda não existem acordos estabelecidos com os operadores de telecomunicações ou com o Governo português para a inclusão da nova máquina no projecto e-escolinhas. No entanto, o fabricante está totalmente disponível para o efeito.
João Paulo Sá Couto, administrador da JP Sá Couto, confirmou à Exame Informática que o novo Magalhães não significará o fim do modelo anterior, que continuará a ser produzido e comercializado. O responsável acredita que os dois modelos têm públicos próprios, acrescentado que «o primeiro Magalhães será provavelmente mais interessante para a situação em que o computador fica na escola, enquanto o novo é melhor para os alunos que levam o portátil par casa».
A empresa aproveitou ainda para divulgar dados sobre a comercialização do Magalhães, dos quais já terá produzido 230 mil unidades. Segundo João Paulo Sá Couto, apenas 50 mil unidades já chegaram aos alunos no âmbito do projecto e-escolinhas, justificando o atraso com problemas relacionados com a distribuição. O administrador da empresa que fabrica o pequeno portátil acredita que os problemas já foram resolvidos e que dentro de pouco tempo as máquinas serão entregues aos restantes alunos.
A capacidade de produção actual anunciada pela JP Sá Couto é de 150 mil unidades por mês, valor que subirá para 250 mil em Abril e 500 mil no primeiro. Prevê-se a abertura de uma nova fábrica em Junho, onde será produzido o novo Magalhães, que aumentará a capacidade de produção para 500 mil unidades/mês durante o último trimestre deste ano. "
In Exame Informática
4 de novembro de 2008
Topologias de Redes - III

Topologia em Anel
Cada computador está ligado a outros dois ao longo de um circuito fechado.
A informação circula num determinado sentido já pré-definido.
Cada computador inclui um dispositivo de recepção e transmissão.
Os dispositivos receptores/emissores permitem receber a informação e caso ela não se destine a um determinado PC passá-la a outro.
Vantagens :
Diagnóstico e isolamento de avarias facilitado através dos pontos de concentração;
Fácil expansão a partir dos pontos de concentração;
Economia de cablagem: Facilita a instalação;
Desvantagens :
Custo do equipamento de concentração;
São necessários pontos de concentração inteligentes;
Cada computador está ligado a outros dois ao longo de um circuito fechado.
A informação circula num determinado sentido já pré-definido.
Cada computador inclui um dispositivo de recepção e transmissão.
Os dispositivos receptores/emissores permitem receber a informação e caso ela não se destine a um determinado PC passá-la a outro.
Vantagens :
Diagnóstico e isolamento de avarias facilitado através dos pontos de concentração;
Fácil expansão a partir dos pontos de concentração;
Economia de cablagem: Facilita a instalação;
Desvantagens :
Custo do equipamento de concentração;
São necessários pontos de concentração inteligentes;
Topologias de Redes - II

Topologia em Estrela
Cada computador está ligado a um ponto central – HUB.
O HUB/Switch recebe os sinais provenientes dos vários computadores.
O HUB/Switch envia os sinais que recebe aos outros computadores na rede local.
Vantagens :
Facilidade de modificação do sistema, já que todos os cabos ligam ao mesmo local.
Um dispositivo por derivação, se esta falhar só um dispositivo é afectado.
Fácil detecção e isolamento de falhas, dado que o nó central está directamente ligado a todos os outros.
Simplicidade do protocolo de comunicações.
Desvantagens :
Maior comprimento do cabo para efectuar as ligações.
Dificuldade em expandir o número de nós.
Dependência do nó central, se esta falha, a rede fica inoperacional.
Facilidade de modificação do sistema, já que todos os cabos ligam ao mesmo local.
Um dispositivo por derivação, se esta falhar só um dispositivo é afectado.
Fácil detecção e isolamento de falhas, dado que o nó central está directamente ligado a todos os outros.
Simplicidade do protocolo de comunicações.
Desvantagens :
Maior comprimento do cabo para efectuar as ligações.
Dificuldade em expandir o número de nós.
Dependência do nó central, se esta falha, a rede fica inoperacional.
Topologias de Redes - I

Topologia BUS ou Barramento
Arquitectura multiponto.
Todos os computadores partilham o mesmo canal de comunicação.
Implementação predominante tipo ETHERNET.
Informação monitorizada no BUS e endereçada a cada um dos computadores.
Quando um PC envia uma mensagem a outro todos os outros vão ao BUS verificar se a mensagem é para eles.
Arquitectura multiponto.
Todos os computadores partilham o mesmo canal de comunicação.
Implementação predominante tipo ETHERNET.
Informação monitorizada no BUS e endereçada a cada um dos computadores.
Quando um PC envia uma mensagem a outro todos os outros vão ao BUS verificar se a mensagem é para eles.
Vantagens :
Pequeno comprimento de cabo.
Facilidade de ligação de novos componentes, que podem ser ligados em qualquer ponto do barramento.
Desvantagens :
Dificuldade em diagnosticar falhas.
Dificuldade em isolar defeitos.
Os nós ligados à rede devem ser inteligentes uma vez que estamos ligados ao barramento comum, tem de haver poder de decisão sobre o qual dos dispositivos está no momento ligado ao BUS.
Pequeno comprimento de cabo.
Facilidade de ligação de novos componentes, que podem ser ligados em qualquer ponto do barramento.
Desvantagens :
Dificuldade em diagnosticar falhas.
Dificuldade em isolar defeitos.
Os nós ligados à rede devem ser inteligentes uma vez que estamos ligados ao barramento comum, tem de haver poder de decisão sobre o qual dos dispositivos está no momento ligado ao BUS.
Wireshark

O Wireshark permite fazer a captura do tráfego da rede. É um poderoso
sniffer, e uma poderaosa ferramenta para detectar problemas e entender protocolos.
No entanto, como qualquer programa deste género, este pode ser usado para proteger o seu sistema ou para roubar dados a sistemas na vizinhança.
Mesmo assim, vale a pena referir o link para o seu download: www.wireshark.org
sniffer, e uma poderaosa ferramenta para detectar problemas e entender protocolos.
No entanto, como qualquer programa deste género, este pode ser usado para proteger o seu sistema ou para roubar dados a sistemas na vizinhança.
Mesmo assim, vale a pena referir o link para o seu download: www.wireshark.org
17 de outubro de 2008
modelo OSI
outra forma de explicar: http://www.mytwt.net/ipca_arqcomp/myfiles/mydocuments/aulas/16Aula.pdf
Nuno Mesquita
Nuno Mesquita
Subscrever:
Mensagens (Atom)
