10 de setembro de 2008

Internet só agora está a alcançar objectivos dos teóricos do hipertexto

A Internet só agora está a começar a alcançar os objectivos dos primeiros teóricos do hipertexto, com o aparecimento das ferramentas de colaboração da Web 2.0, disse esta terça-feira George Landow, em entrevista à agência Lusa.
À margem do 4º WikiSym - Simpósio Internacional sobre Wikis, que está a decorrer no Porto até quarta-feira, o especialista mundial em hipertexto salientou que o desenvolvimento do hipertexto e hipermedia (ligações para outros textos ou aplicações multimédia) ainda está na fase 0.5, correspondente ao actual estádio de evolução da Internet.
«A Web 2.0 [também conhecida por Web Social] é Hipertexto/Hipermedia 0.5. A Web está apenas a começar a alcançar os objectivos dos primeiros teóricos do hipertexto (Ted Nelson, Vannevar Bush, Douglas Englebart e Andy van Dam)», afirmou.
George Landow sublinhou que a ideia de hipertexto definida por aqueles teóricos já «exigia que os leitores tivessem capacidade para acrescentar ligações e conteúdos, sem necessariamente alterar os textos de outras pessoas».
O autor de «Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an Era of Globalization» enalteceu o facto de a Web 2.0 estar a contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de colaboração e comunicação baseadas em hipertexto, como os wikis (páginas da Internet de construção colectiva que podem ser modificadas pelos leitores, mantendo sempre o histórico de todas as alterações).
Landow defendeu que, contudo, já existiam sites de colaboração com um funcionamento semelhante aos wikis antes de ter surgido o primeiro wiki, em 1995.
George Landow, que é professor de Inglês e História da Arte na Brown University, nos Estados Unidos, deu como exemplo os seus sites académicos, como «The Victorian Web» (www.victorianweb.org), que reúne quase 40 mil documentos anteriores aos sistemas Web.
«Este site tem muitas colecções de documentos que se parecem muito com wikis, mas nenhum contribuinte pode escrever sobre o documento de outra pessoa», referiu, explicando que todas as contribuições são revistas por si, numa posição assumida de editor e moderador.
Cerca de 130 pessoas de vários continentes estão a participar no WikiSym 2008, que terá ainda como oradores convidados Stewart Nickolas, do núcleo da IBM dedicado às tecnologias emergentes na Internet, e Dan Ingals, autor da linguagem de programação Smalltalk.
Dan Ingals vai apresentar «The Lively Kernel», projecto de investigação que lidera na Sun Microsystems e que antecipa a passagem de wikis de textos para wikis de objectos gráficos.
In IOL

Sem comentários: