30 de junho de 2008

Piratas “tugas” continuam a ser perseguidos…

Depois de nos últimos dias termos dado a conhecer a noticia de que pela primeira vez em Portugal um individuo foi condenado por partilhar músicas, chega a informação directamente da Associação Fonográfica de Portugal e da Audiogest de que mais dois processos estão concluidos.

Num desses processos uma empresa foi visada e agora obrigada a pagar uma multa de 3500€. O outro processo teve como desfecho um acordo em que um jovem de 15 anos foi “obrigado” a assinar uma nota de culpa, e que passamos a transcrever :

Chamo-me N. tenho quinze anos e vivo nos Açores. Por várias vezes, acedi à Internet, onde consultei vários sites e utilizei alguns serviços Peer-to-Peer, como, por exemplo, o Kazaa e o Limewire.

Através desses serviços, fiz downloads de várias músicas, como o “Dei-te quase tudo” e o “Fala-me de Amor”.

Depois partilhei-as e disponibilizei-as a outras pessoas na internet. Estes meus actos foram detectados e, no dia 3 de Maio de 2007, a Polícia apareceu em minha casa. Foi ao meu quarto, ao quarto da minha irmã e dos meus pais.

Os polícias correram a minha casa toda e levaram-me o meu computador, bem como os meus CDs e DVDs.

Já há algum tempo tinha ouvido dizer que não se devia fazer aquilo, mas não liguei.

De facto, sei que tirar e dar músicas através da internet é crime. Além do mais, fiquei sem Internet, sem computador e sem os meus CDs e DVDs.

Percebo agora que fazer downloads e uploads ilegais através da internet não compensa.

Todos estes processos tiverem como base queixas fetias pela AFP e Audiogest contra 28 utilizadores não idenficados em 2006. Estas associações pretendem agora que o governo ajude e tome medidas do género das que foram tomadas pelo governo francês…

HugoRibeiro aka HIPHOPER
LeanBack!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

«Já diz á mais de 2000 anos -Dai de Graça o que de Graça recebestes» - pois a musica não é um dou? um dou é gratuito!
Que rouba o povo rouba a Deus!
Se querem pagar as despesas existem demais maneiras para o fim; são mas é uma cambada de hipocritas ladrões; hoje com a musica, amanhã com a água... um dia destes até a opinião se paga com chicóte!!!
ESTOU ENOJADO