30 de junho de 2008

Uma breve História de Informática ... até 1954




Em 1500 Leonardo da Vinci inventou uma calculadora mecânica. Foi a primeira máquina desenvolvida para efectuar operações matemáticas simples.
Jonh Napier cria a sua tábua de logaritmos (1614).
O matemático inglês William Oughtred desenvolve a primeira régua de cálculo (1638). A régua de cálculo é a mãe das calculadoras modernas. Os engenheiros que criaram as calculadoras electrónicas usaram como base as réguas de cálculo, estas foram muito usadas até a década de 70 do século XX.
Aos 18 anos (1642), Blaise Pascal desenvolveu uma máquina de calcular, para auxiliar o seu trabalho de contabilidade. Baseada em 2 conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados. A máquina utilizava o sistema decimal para os seus cálculos. Quando um disco ultrapassava o valor 9, retornava ao 0 e aumentava uma unidade no disco imediatamente superior.
Em 1822, o equipamento protótipo de Charles Babbage trabalha com oito posições decimais e calcula diferenças finitas. Em 1833 cria o projecto da máquina analítica, capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar, efectuar operações em sequência e armazenar os resultados intermediários de até mil números de 50 dígitos. Era a visão do futuro computador.
Em 1847 é criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole. No seu artigo Análise Matemática da Lógica, introduz o uso de símbolos para expressar processos lógicos que podem então ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica. Estava criada a lógica moderna.
1890 - O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados electromecânico. O sistema usava cartões perfurados para inserir dados. Herman foi também um dos fundadores da IBM e precursor do processamento de dados.
Nikola Tesla, um jugoslavo que trabalhava para Thomas Edison, patenteou circuitos eléctricos lógicos chamados "switches". Em 1891, apresenta novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Criou o motor eléctrico. Consegue juntar dois circuitos por indução mútua, princípio adoptado nos primeiros geradores industriais de ondas hertz.
Entre 1927 e 1928 dão-se vários eventos importantes:
A primeira demonstração pública da televisão, o rádio telefone trabalha entre Nova York e Londres, Paul Galvin e Joseph Galvin fundaram a "Stewart Storage Battery Company" que em 1947 foi renomeada para Motorola e Vladimir Zworykin, inventou o tubo de raios catódicos (CRT).
De 1936 a 1938, Alan Mathison Turing, desenvolveu a "máquina universal", sobre a qual publicou um artigo em 1936, que versava sobre um modelo teórico de computador, restrito só aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições). George Stibitz construiu o primeiro calculador binário e a "Hewlett-Packard Co." foi fundada para fabricar equipamento electrónico.
Entre 1947 e 1953, o Whirlwind, do MIT, foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em CRT. Foi também o primeiro, a usar a flexowriter, uma espécie de máquina de escrever. Em 1947 Bardeen, Schockley e Brattain inventam o transístor, e, em 1953 Jay Forrester constrói uma memória magnética.
Em 1944 a Marinha dos E.U.A. e a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveram um computador projectado por Howard Aiken, o "Mark I“. O equipamento funcionava com relés e era programado por fita de papel. Ocupava 120 m3 aproximadamente, possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7 milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. O Mark I foi desenvolvido para calcular tabelas de trajectória para fazer a pontaria de canhões de longo alcance.
No inicio de 1946, os engenheiros norte-americanos John William Mauchly e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac. Este é o primeiro computador electrónico. Foi desenvolvido para servir os interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial e serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atómica.
O transístor foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone em Dezembro de 1947. O nome transístor deve-se às suas propriedades intrínsecas "resistência de transferência", em inglês: (TRANsfer reSISTOR).
A grande reviravolta veio em 1954, quando Gordon Teal aperfeiçoou um transístor de junção feito de silício. O silício, ao contrário do germânio, é um mineral abundante, só ultrapassado em disponibilidade para o oxigénio. Isto, somado ao aperfeiçoamento das técnicas de produção, baixou consideravelmente o preço do transístor e abriu as portas à “Revolução Electrónica”.


O Administrador

Sem comentários: