26 de outubro de 2009

E assim começou uma Revolução...

Arpanet a primeira rede

Vídeo - Os dois primeiros homens on-line.

A Agencia de pesquisa avançada de projectos do pentágono teve uma ideia para uma rede de computadores. A Arpanet era para funcionar sobre a nova tecnologia de "Packet switching" desenvolvida em cooperação por Donald Davies do "UK Nacional Physical Laboratory". Embora robusto, não foi, como alguns acreditam construída para servir a uma eventual guerra nuclear.

Em 29 de Outubro de 1969 os computadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles e Standford ligaram-se pela primeira vez - Os primeiros dois "hosts" no que viria a tornar-se a internet. O número de "clientes/hosts" adicionados em cada ano mostram o ritmo de crescimento da inter/Arpanet.

Não percam, e consultem este link que faz uma cronologia histórica do desenvolvimento da internet com vídeos e entrevistas aos seus mentores.

http://www.guardian.co.uk/technology/interactive/2009/oct/23/internet-arpanet.

Não deixem de postar os vossos blogues.

Carlos Cunha – Traduzido do texto original

22 de outubro de 2009

Packet Tracer

Pessoal gostava de vos recomendar esse programa do CiscoPacket Tracertrata-se de um programa com fins educativos gratuito produzido pela Cisco para com objectivo de simulação virtual de equipamentos de rede de computadores e situações da vida real.

Links para Download

http://downloads.ziddu.com/downloadfile/4002616/PacketTracer5.1.zip.html


Mário Pitta Groz

18 de setembro de 2009

À cerca de VPN

Meus caros aqui deixo um link interessante onde podemos eleminar algumas dúvidas que possamos eventualmente ter no contexto das VPNs.
http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html
Mesquita Nuno

9 de agosto de 2009

Comparação...e viva o ministério da defesa...

Não pude deixar de vos mostrar, reparem bem o quanto portugal anda na vanguarda na aplicação das tecnologias nos mais variados sectores, não sei se se recordam de uma noticia publicada em vários jornais, onde podiamos ler "Tropa também vai usar Magalhães" in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=143781 eu como aficionado do ramo informatico venho mostrar-vos o que o ministério da defesa deveria dar aos militares em acções de recrutamento de jovens em vez dos humildes magalhães.

Um modesto
Stealth Computer Unveils Rugged Tablet PC NW-2000 for Extreme Environments
Caracteristicas do produto:
Designed with magnesium alloy chassis and weighted at only 9.04 lbs, it is equipped with 13.3-inch LCD display with 1280 X 800 resolutions that lets users handle any computer-assisted tasks even in tough environment. Internally, it is powered with Intel Core 2 Duo ultra low voltage running at 1.06GHz. Besides suitable to be used for normal office applications, the machine will definitely show value in military as well as industry usages. In order to simplify the usage, it offers touch screen capability that allows users to input commands via finger and stylus. That is not all, it is further enhanced with some security features such as TPM (Trusted Platform Module), fingerprint sensor as well as a huge 160GB anti-shock hard disk drive for secured data storage and protection. Other features include wireless technologies such as Bluetooth 2.0, Wi-Fi and optional HSDPA module for seamless connectivity anywhere.
At a retail price of $4895, the rugged tablet PC may be too expensive for average users but those that work in harsh environment may appreciate its great functionalities as a companion for mission critical applications



Computador magalhães:



Processador Intel (a partir de 900Mhz) - nada mau para o Windows XP e LINUX - Caixa Mágica, mas podia ser melhor
Disco rígido de 30 GB - Ponto fraco. O disco é utilizado pelos dois sistemas operativos que ocupam um bom espaço e pelos programas. Sobra pouco para guardar os ficheiros do utilizador. O mesmo disco tem uma partição para armazenar os ficheiros do utilizador.1 Gigabyte de memória RAM (DDR2) - Suficiente para os sistemas operativos e programas utilizados.
LCD 8,9" - É o permitido pelo tamanho da caixa do computador. Suficiente. Aliás até lhe dá um aspecto jovem, mais próximo dos alunos mais novos.
Eth 10/100, Wi-Fi, 2 portas USB, Leitor SD Card - Pois falta uma porta FireWire, útili para equipamentos vídeo externos, e já agora como o ligo a um projector?Bateria de 4 células - O mais forte da máquina. Se for bem tratada é uma excelente bateria. Webcam - Fraquita. Convém utilizar em ambientes com muita luz mas nunca em contraluzColunas de som - À primeira atá parece que nem tem. O som é baixinho, não é mau de todo mas não vai incomodar ninguém.Microfone incorporado - Normal neste tipo de máquinas, mas a qualidade é baixita.
Resistente ao choque - Depende do choque. Aconselha-se a não experimentar. Toda a máquina tem os seus limites.
Teclado resistente ao derrame de líquidos in http://escoladigital.blogs.sapo.pt/5792.html?thread=2208

Viva o ministério da defesa! Deve ter sido o fator crise aliado ao factor amigos do tacho que fez com que fossem escolhidos estas maquinas fabulosas para o serviço.
links relacionados:
Por Nuno Mesquita

23 de julho de 2009

Microsoft abre software à comunidade Linux

A Microsoft anunciou ontem que vai abrir 20 mil linhas de código à comunidade Linux. O código pertence a drivers que vão ser incluídas no kernel Linux para facilitar o funcionamento virtual de qualquer distribuição open source em servidores com Windows ou Hyper-V, a tecnologia de virtualização usada pela empresa.

As linhas de código vão também ser disponibilizadas através da licença GPLv2, que não só permite a utilização livre do software, como obriga a que qualquer aplicação desenvolvida a partir daí se mantenha disponível a partir do mesmo tipo de licença.

A medida, que coloca a Microsoft a usar pela primeira vez a licença GPL, revela uma mudança na estratégia da empresa liderada por Steve Ballmer, que ao longo dos últimos anos contabilizou 235 violações de patentes suas em produtos desenvolvidos sobre Linux. Muitos casos acabaram mesmo em tribunal.

open_source

Interoperabilidade é a palavra que pode resumir o gesto. A empresa garante que a necessidade de melhorar o funcionamento dos sistemas de terceiros com as suas plataformas ditaram a decisão e admite que a medida é também uma forma de ajudar as empresas, que em tempo de crise procuram soluções menos complexas e que resultam de uma combinação heterógenea de tecnologia.

No futuro a empresa pretende avançar com novas aproximações à comunidade open source, em várias frentes, garantem os responsáveis citados pela imprensa internacional. Um dos próximos passos vai ser no sentido de melhorar o suporte à linguagem Python no Windows.

Vai também manter-se o trabalho com a Eclipse Foundation, no sentido de desenvolver aplicações (RIAS) baseadas na plataforma Silverlight.

Fonte: TeK

A fonte desta notícia é o blog KeroDicas.com.

HR

20 de julho de 2009

Google Health

O Google lançou uma aplicação - o Google Health que permite ao utilizador guardar e gerir as suas informações médicas num só local.
Com esta ferramenta, qualquer um de nós pode inserir o seu histórico médico e outros dados úteis para utilização por parte dos médicos.
Alguns desses dados podem ser : pessoais relativos a altura e peso, alergias, medicamentação em uso, cirurgias sofridas, resultado de exames efectuados, vacinas e outros.
Este registo, para além de ser útil para o utilizador, também o é para os médicos.
Não se pode deixar de mencionar os benefícios se utilizados para documentar um espécie de 'árvore geneológica' sobre doenças comuns ou genéticas na família.
Actualmente, o Google Health sé está disponível em inglés e está disponível para download gratuitamente na internet.

Ana Pedro de Sousa

Microsoft lança aplicações office gratuitas

Microsoft vai lançar aplicações Office gratuitas

Ao mesmo tempo que for lançada a versão tradicional, vão ser distribuídas gratuitamente na Web, as aplicações Word, Excel e PowerPoint.
Com a nova modalidade de comercialização das aplicações Office, a Microsoft pretende reagir ao serviço Google Docs, que tem vindo a distribuir ferramentas através da Web, noticia a Reuters.
A Microsoft deverá lançar um versão beta do Office 2010 até ao final do ano. No primeiro semestre de 2010, deverá sair a versão definitiva.
Enquanto não chega a hora do duplo lançamento (em CD para instalação e na versão abseada na Internet), Microsoft já começou a enviar convites aos participantes da Worldwide Partner Conference, que está decorrer em Nova Orleães, para aceder à versão de antevisão do Office 2010.
Em Maio, a Microsoft já tinha distribuído a versão de preview no evento de tecnologias que dá pelo nome de TechEd. Agora não só estende a versão de antevisão aos participantes da WorldWide Partner Conference como também cria a hipótese de alguns utilizadores se candidatem a receber o novo Office 2010 através de anúncios colocados na Internet.
A preview que está agora a ser distribuída não deverá contar com uma das principais novidades previstas para a versão definitiva – nada mais nada menos que o acesso às aplicações Word, Excel, PowerPoint e One Note através de um browser que permite seguir a lógica dos serviços baseados na Web, informa a Cnet.
Entre as novidades do Outlook 2010, encontra-se a possibilidade de escolher entre versões de 32 bits e 64 bits, funcionalidades de gráficos para a células da Excel, e ferramentas de vídeo para o PowerPoint.
Alertas de segurança para e-mails suspeitos e efeitos de imagem para o Word são outras das funcionalidades disponibilizadas.
A Microsoft deverá lançar um versão beta do Office 2010 até ao final do ano. No primeiro semestre de 2010, deverá sair a versão definitiva.
A companhia prevê comercializar três modalidades do Office 2010: Home and Student;Home and Business; e Professional.

Fonte: Exame Informatica

Windows 7 E não tem browser, e agora?


Por causa da condição imposta pela Comissão Europeia para a remoção do Internet Explorer 8 do novo sistema operativo, temos um enorme problema: como poderemos navegar na Internet sem browser no Windows 7 E? Bem, só existem duas soluções: ou descarrega previamente um browser para um pen drive ou terá de arranjar uma “marosca” através do Windows.

Windows 7 box

Sinceramente a primeira solução é a mais prática. Ter uma pen drive sempre à mão hoje em dia é essencial, nem que seja só para guardar trabalhos com um grau elevado de importância. Basta escolher o seu browser favorito, e descarregá-lo para a sua pen drive.

Os browsers mais populares (por ordem e segundo as estatísticas internas do Blog – últimas versões):
- Mozilla Firefox
- Internet Explorer
- Google Chrome
- Safari
- Opera

Isto versões “normais”. Também temos à disposição versões portáteis, entre os quais destaco o Opera@USB e o Firefox Portable que não requerem qualquer instalação.

Em à segunda opção, a solução da “marosca”, é algo mais rebuscada, mas resulta. Através do Windows Media Player 12 que acompanha o Windows 7 (E), os utilizadores podem aceder à Internet através do separador “Media Guide”. Basta colocarem no campo de pesquisa Firefox, confirmar e esperar que no campo publicitário da página “Windows Media Guide” surja a publicidade referente ao browser. Se aparecer basta clicar no link e descarregar. Se não, terá de realizar uma nova pesquisa.

Outras soluções têm sido largamente debatidas na Internet, uma delas passa pela utilização do executável de sistema conhecido por mshta.exe que executa ficheiros do tipo .hta. Como ele, consegue-se navegar de forma bastante limitada e fazer download daquilo que nós pretendemos, um browser. Basta escrever no “Executar” (Tecla Win+R):

  • mshta.exe http://www.firefox.com – Para Firefox
  • mshta.exe http://www.microsoft.com/ie8 – Para Internet Explorer
  • mshta.exe http://www.google.com/chrome – Para Google Chrome
  • mshta.exe http://www.apple.com/pt/safari/download – Para Safari
  • mshta.exe http://www.opera.com/ – Para Opera

Desconfia-se que esta solução não seja completamente usável no Windows 7 E devido à falta de componentes necessárias para o utilizador poder navegar numa página web.

Outras soluções apontadas e com, até agora, pouca discussão:
- Disponibilização dos principais browsers através do serviço Windows Update;
- Disponibilização de um CD com vários browsers pelas fabricantes OEM;
- Disponibilização de um browser pré-instalado à escolha do fabricante OEM.

Só a partir do dia 31 de Outubro é que saberemos o verdadeiro rumo do Windows 7 E em Portugal.

A fonte desta notícia é o blog KeroDicas.com.

HR IGRI01

Microsoft Bing: Selectivo, Heuristico muito melhor que esperado


Uma pagina que busca, intitulada "Bing", anteriormente nomeada "Kumo" tomou o lugar de Live search. É uma busca solida selectiva e evolui por cognição propio em programação.

Tende a abranger o mundo do trabalho com criterio de qualidade em marcar a diferença.

www.bing.com
Sun Microsystems apresenta últimas novidades em software livre no fisl 10

São Paulo, 24 de junho de 2009 – A Sun Microsystems, líder mundial em soluções de infraestrutura de tecnologia da informação, participa da 10ª edição do fisl (Fórum Internacional de Software Livre), que acontece entre os dias 24 e 27 de junho, em Porto Alegre (RS).
Durante o evento, o maior da América Latina relacionado a software livre, a empresa demonstra os recursos do novo sistema operacional com código aberto, OpenSolaris 2009.6, as novidades da versão mais recente do GlassFish V3, os diversos projetos dentro da comunidade Mobile & Embedded e as características e os diferenciais da última versão (5.4) do banco de dados open source mais popular do mundo, o MySQL.
O OpenSolaris 2009.6 conta com avançados recursos para comunicação em rede, armazenamento e virtualização, melhorias de desempenho e atualizações para otimizar a produtividade dos programadores/testadores e administradores, num ambiente de data center corporativo. Esta versão pode correr em sistemas com milhares de cores e possui recursos que aprimoram a getão de storage, questão crítica em ambientes virtualizados.
Entre as novidades do GassFish V3, baseado na plataforma Java EE (Enterprise Edition) 6 e construído totalmente em uma arquitetura OSGi (Open Services Gateway initiative), estão alta performance, suporte total às novas especificações para Java Web, compatibilidade com todos os frameworks populares, plataforma aberta e modular e servidor de aplicações com capacidade de escalabilidade massiva e administração sofisticada.
Por fim, as funcionalidades do software de banco de dados de código aberto MySQL são abordadas sob a ótica de um importante cliente da Sun Microsystems, a Globo.com.
Muitas organizações de grande porte usam o MySQL para ativar seus web sites de grande volume, sistemas críticos para os negócios, redes de comunicação e software comercial, economizando tempo e dinheiro.
Excerto de contudo retirado do site: http://br.sun.com/sunnews/press/2009/20090624.jsp
traduzido por nuno mesquita




9 de julho de 2009

Novo Sistema Operativo


Google vai lançar novo sistema operativo
Por Redacção

A empresa que detém o maior motor de busca da internet está a desenvolver um sistema operativo especificamente desenvolvido para portáteis de baixo custo, que deverá estar pronto em meados de 2010.

O objectivo é roubar a liderança de mercado ao hegemónico ‘Windows’, da Microsoft.

O novo produto da Google, vai chamar-se ‘Chrome OS’, e aposta na «velocidade, simplicidade e segurança», afirma a empresa no seu blogue oficial.

O ‘Chrome OS’ vai basear-se num sistema de código aberto, à semelhança do já utilizado para o browser Chrome.

O novo sistema operativo da Google está a ser pensado para responder às exigências dos consumidores de internet e o objectivo é que os utilizadores «não tenham que lidar com vírus,malware ou actualizações de segurança».

Fonte: abola.pt

Sandra Isabel Sousa

Vírus informáticos

Difusão de vírus informáticos pode vir a dar pena de prisão
Por Redacção

A Assembleia da República vai discutir esta quinta-feira um projecto de lei que prevê a criminalização da produção e difusão de vírus informáticos. Práticas que poderão passar a ser punidas com penas de prisão que podem ir até aos 10 anos.

A medida é inspirada na convenção da União Europeia sobre cibercrime e pretende dar às autoridades novos instrumentos processuais no combate a este fenómeno.

O objectivo é dotar as autoridades de novos instrumentos processuais que actualizem a capacidade de resposta perante um fenómeno que tem vindo a ganhar uma crescente sofisticação.

Fonte: abola.pt
Sandra Isabel Sousa

29 de maio de 2009

A Fibra Ópitca


Fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrómetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos MCD, VAD e OVD os mais conhecidos.
Os cabos de fibra óptica utilizam o fenómeno da refracção interna total para transmitir feixes de luz a longas distâncias. Um núcleo de vidro muito fino, feito de sílica com alto grau de pureza é envolvido por uma camada (também de sílica) com índice de refracção mais baixo, chamada de cladding, o que faz com que a luz transmitida pelo núcleo de fibra seja reflectida pelas paredes internas do cabo. Com isso, apesar de ser transparente, a fibra é capaz de conduzir a luz por longas distâncias, com um índice de perda muito pequeno.


Como os fios de fibra são muito finos, é possível incluir um grande volume deles num cabo de tamanho modesto, o que é uma grande vantagem sobre os fios de cobre. Como a capacidade de transmissão de cada fio de fibra é bem maior que a de cada fio de cobre e eles precisam de um volume muito menor de circuitos de apoio, como repetidores, usar fibra em hiperligações (Links) de longa distância acaba por sair mais barato. Outra vantagem é que os cabos de fibra são imunes a interferência electromagnética, já que transmitem luz e não sinais eléctricos, o que permite que sejam usados mesmo em ambientes onde o uso de fios de cobre é problemático.


Manuel Jassi


Novas lâmpadas hiper-económicas

Ao contrário das ‘vulgares’ lâmpadas económicas hoje à venda, que já são um enorme progresso em comparação às lâmpadas de filamento incandescente. Estas lâmpadas usam LEDs, diodos electro luminescentes, em vez dos tubos fluorescentes compactos das actuais lâmpadas económicas.

Esta tecnologia permite um gasto comparativamente ínfimo: uma lâmpada destas que consuma 9 watts emite 308 lumens, que é o equivalente a uma lâmpada incandescente de 70 watts!
Neste momento ainda são bastante caras, 70 dólares nos EUA, mas é de prever que muito em breve os preços desçam bastante, e que possívelmente ainda se tornem mais baratas do que as actuais lâmpadas económicas fluorescentes, já que a tecnologia é mais fácil de fabricar e permite melhores eficiências de escala no fabrico.
É claro que também será de prever que, enquanto forem novidade, os preços sejam, como de costume, muito altos.
Pesquiza executada por Nuno Mesquita

Europa procura acordo para música online

A Comissão Europeia quer criar um organismo europeu responsável pelos direito de autor, capaz de uniformizar e regulamentar a venda de música online nos 27 países. O facto de cada país gerir a venda de música online de forma diferente obrigou multinacionais, como a Apple, a criar diferentes versões do iTunes para cada país. Segundo noticiava ontem o Wall Street Journal, a Comissão Europeia reuniu-se já com as principais empresas do sector para acordar a criação de uma licença europeia para as músicas, como forma de derrubar as barreiras que existem actualmente e que procuram impedir, por exemplo, que um inglês compre música numa loja francesa, e como forma de garantir que a música seja todo comercializada da mesma forma na Europa.

Tirado de : http://news.pcguia.xl.pt/noticia/24202.shtml

Mário Pitta Groz

Windows 7 é caro...diz a Dell

A Dell considera que o preço do Windows 7 pode ser um obstáculo à sua adopção por parte de alguns utilizadores.
Apesar de a Microsoft ainda não ter definido os preços para o Windows 7, a Dell afirma que o custo do novo sistema operativo da empresa de Redmond pode ser uma barreira.
Segundo a CNet, Darrel Ward, da Dell, disse numa entrevista telefónica que um dos pontos que pode abrandar a adopção de um produto é o seu preço alto. Ward acrescentou que «em tempos difíceis é ingénuo pensar que podemos aumentar os preços e, mesmo assim, ver um aumento nas vendas. Posso dizer que os custos das licenças [do Windows 7] são superiores às do Vista».
Ward referia-se especificamente à versão Professional do Windows 7, que se espera ser mais cara do que a versão equivalente do Vista, a Vista Business.

Seiko Epson desenvolve investigação OLED

A nova tecnologia de jacto de tinta, com Micro Piezo, da Seiko Epson, vai permitir construir ecrãs OLED de 37 polegadas e maiores. A empresa vai mostrar um protótipo em Junho.
Esta tecnologia utiliza jacto de tinta para criar depósitos uniformes de material orgânico, com uma margem de erro de 1%, noticia a Vnunet.
Segundo a Seiko Epson, vai ser possível construir ecrãs que reproduzam alta definição e que tenham mais de 37 polegadas de diagonal.
A empresa pretende mostrar um protótipo no dia 2 de Junho, no Texas. Os televisores OLED têm melhores contrastes, ângulos de visibilidade e uma excelente qualidade de imagem. Além de tudo isto, são ainda mais amigas do ambiente, uma vez que consomem menos energia do que as propostas LCD e plasma.

by: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/1002587.html

Mário Pitta Groz

Divulgando a Revista Linux em Português

A Revista Linux está disponível em formato pdf.
Embora de momento não esteja a cumprir o seu prazo de publicação, que deveria ser trimestral, é possível a consulta a antigos anteriormente publicados.
Os artigos são muito variados e estão direccionados quer para leigos, quer para quem está habituado a trabalhar em Linux.
As contribuições para a revista também são bem vindas.
Anna Pedro de Sousa

O Linux é um sistema operativo gratuito que está ao alcance de qualquer pessoa.

Instalação de um sistema operativo LinuxO Linux é um sistema operativo gratuito que está ao alcance de qualquer pessoa. A PCGuia mostra-lhe como pode começar a usá-lo O Linux é dos poucos sistemas operativos gratuitos que pode usar legalmente na sua máquina. Este sistema é baseado no Unix, um dos primeiros a implementarem o conceito de multitarefa. Na essência ainda está muito ligado ao sistema operativo que lhe deu origem, ou seja, partilha a estrutura base de organização do disco e alguns comandos são similares nos dois sistemas, bem como o sistema de atribuição de permissões aos ficheiros. Devido a estes aspectos, quando apareceu, o Linux era um sistema operativo que estava apenas ao alcance dos utilizadores mais experientes, principalmente devido à necessidade de terem de saber comandos de Unix só para conseguirem levar a cabo uma instalação do sistema e da respectiva interface gráfica.Outro entrave ao sucesso destes sistemas operativos no mercado doméstico prende-se com a ideia de que os ficheiros que são criados nas aplicações Linux apenas podem ser utilizados neste ambiente. Por fim, a impressão que não há tanto software para Linux como há para Windows também impede os potenciais utilizadores de “darem o salto”.Quais são as vantagens de usar Linux?Em primeiro lugar, é completamente gratuito. Claro que se quiser o sistema com manual, CD e caixas terá de pagar; mas, se não tiver problemas em fazer downloads da Internet e gravar CD, o sistema fica a custo zero. Em segundo lugar, e ao contrário das várias versões do Windows, que têm um tempo de vida maior, o Linux está sempre a evoluir e a serem adicionadas novas funcionalidades. Em terceiro lugar, é um sistema muito mais leve, que pode ser executado em computadores mais antigos ou menos potentes. Não é por acaso que muitos dos netbooks disponíveis no mercado vêm de série com Linux.

Televisão Digital Terrestre





A televisão digital terrestre já esta disponiblizada em Portugal em alguma zonas no Pais. Pode consultar este site para verificar a existencia da disponibilidade na sua zona. Já consultado por mim, em Cascais será disponibilizado a começar 1 de Janeiro 2010. Neste iniciar ficarão disponiveis os 4 canais nacionais, tendo espaço para um quinto, e obtendo ainda licença para um sexto, só com conteudos de alta definição. A PT iniciou um roadmap a 29 Abril 2009 para implementação do processo. Os objéctivos de cobrir 40 por cento da população será alcançada em Agosto, de acordo com o calendário. O acesso aos canais pagos arrancará mais tarde.


É necessario ter um aparelho televisor com suporte à norma europeia DVB-T e ao formato de compressão de video MPEG/H.264.


A maioria dos televisores no mercado naõ possuem esta teconologia, é possivel obter um descodificador nas lojas por um preço compátivel a partir de cerca de 50€00.
Ricardo Miguel nº 16

Dica de Hardware

Escreva a ID da BIOS em www.ping.be/bios/ para descobrir qual o modelo exacto da sua motherboard, caso esteja a ter problemas.
• Não teve sorte com a ID BIOS? Tente fazer uma pesquisa com o número de peça, normalmente impresso na própria motherboard.
• Ainda assim não consegue fazer nada? Então dirija-se ao site www.motherboards.org e dê uma vista de olhos às várias ferramentas para identificação de motherboards. Esperamos que desta vez ajude.
• Se a sua motherboard tem jumpers, certifique-se que os configura correctamente antes de instalar um novo processador, uma vez que se não o fizer este pode queimar. Deve verificar tanto a frequência e a voltagem. Se tiver uma configuração automática então active-a.
• Se a sua motherboard apitar mais do que uma vez, após ter ligado o computador, verifique se a memória, placa de vídeo e processador estão bem encaixados.
• As motherboards Asus possuem ferramentas áudio de diagnostico que o ajudam a identificar problemas relacionados com a motherboard, por isso certifique-se de que as suas colunas estão ligadas.
• Se tiver uma nova motherboard da MSI, dê uma vista de olhos às luzes de diagnóstico caso tenha problemas. Para o fazer, vai ter que abrir a caixa do seu PC.
• Se a pilha de segurança da sua BIOS falhar, a motherboard não vai conseguir armazenar as suas configurações quando desliga o PC. Tente a sua loja de informática de modo a adquirir uma nova.
• Uma actualização da BIOS pode levar a resolução de vários problemas. Procure no site do fabricante a última versão.
• Se colocar uma versão nova errada na sua BIOS, pode vir a ter consequências catastróficas. Devido a este facto, verifique se tem a versão correcta e tome atenção a quaisquer avisos do programa de flashing.
• Dê uma vista de olhos ao site http://mrbios.com caso tenha problemas a encontrar a actualização mais recente da BIOS do seu computador.
• Uma vez actualizada a BIOS, deve activar a opção Load Setup Defaults na BIOS de modo a carregar as definições certas.
• Caso não esteja satisfeito com a performance do seu computador, tente seleccionar a opção Load Optimal Defaults na BIOS para ver se melhora o desempenho.
• Pretende instalar uma nova motherboard? Certifique-se que ela funciona, não esquecendo de ligar a fonte de alimentação, processador, memória e placa gráfica antes de montar todo o PC.
• Uma boa circulação de ar é essencial para arrefecer o PC. Se possível, tente manter todos os cabos ao lado da motherboard.
• A maioria das motherboards vem com software de monitorização da temperatura: use este software para ver a temperatura a que o seu processador está.
• Use pasta térmica entre o seu processador e o dissipador de calor de modo a que haja uma boa dissipação de calor.
• Caso não use o som onboard ou interfaces de jogo da sua motherboard, desactive-os na BIOS de modo a libertar recursos.
• Tem uma motherboard com base no chipset VIA? Dê uma vista de olhos ao site www.viahardware.com para obter as últimas dicas e pistas para obter o máximo da sua motherboard.
• Mudou de motherboard? Em vez de reinstalar o Windows de raiz, tente apagar a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Enum no Registry antes de desligar e instalar a nova motherboard. Mas não se esqueça de fazer uma cópia de segurança da mesma.

Retirado de:
http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0702/livro/a01-03-00.shtml#processador

Luis silva nº11

13 de maio de 2009

Operação Spetrum

A Associação Portuguesa de Software - ASSOFT - levou a cabo a Operação Spectrum, na qual foram inspeccionadas 230 empresas, 127 das quais em Lisboa. No âmbito dos trabalhos foram multadas 86 empresas que utilizavam de forma regular software ilícito e apreendidos 466 computadores, com mais de 2.100 aplicações informáticas não licenciadas instaladas, assim como periféricos e suportes digitais com cópias contrafeitas de software. De acordo com a ASSOFT, a taxa de ilegalidade verificada atingiu os 37,4 por cento - face aos 41,2 por cento registados em 2007 - e o valor dos equipamentos apreendidos e respectivas aplicações informáticas ilícitas atingiu os 2,3 milhões de euros. As acções da IGAC focaram-se maioritariamente em empresas das indústrias criativas e culturais, como os audiovisuais, artes gráficas, publicidade, arquitectura, design e património cultural.
Editor Nuno Mesquita

Mac OS X Leopard em Pc Windows


Faça setup do OS X Leopard, em computador preparado para Microsoft Windows.

Unicamente para processadores Intel, utilizando retail OS X Leopard. Utilize este "Generic.iso" para fazer o boot, arrancando do cd. Por experiencia propria, nem em todos pc este arranque funciona com sucesso, mas pode procurar outros arranques Boot132 para obter o efeito funcional. A seguir a boot, espere por o command prompt, que predefinido mostra "boot:". Carregue "Enter" e passará a outro boot que por predefinição mostra a drive de arranque, que nesta situação é o CD-Rom. Coloque o dvd do Leopard e prima enter. O OS X Leopard install começará. Recomendo, criar partições em "Disk Utility" em forma GUID em vez de MBR. Faça backup de todos dados que necessita, porque de forma certa vai fazer a partição do disco rigido todo. Pode ter que configurar o teclado, som e grafica, manualmente em extenções kernel. Os kext, importantissimos na Apple. Procure info em forums [Project OSx86] e faça downloads dos precisos. Mantenha um teclado USB á mão para fazer o logon inicial, seguindo, com a configuração apropriada dos kext. Existem .dmg de instalação automatica que as vezes ajudam. Dá trabalho em primeira instancia, mas é uma nova forma de entender como os sistemas operátivos funcionam. O Leopard é baseado em Unix e BSD e tem me ajudado bastante em compreender funcionamentos que no Windows são automátizados.

Boa Sorte é possivel e aliciante ter dual boot com Windows 7.

Ricardo Miguel nº 16


Grécia proíbe Google de fazer imagens para o Street View

"A Grécia proibiu o Google de fazer imagens para o serviço Street View, do Google Maps, até que a empresa forneça informações adicionais sobre como essas fotos serão armazenadas e quais as garantias de direito de privacidade oferecidas.
Divulgação
Autoridades gregas querem mais informações para liberar serviço do Google; país já proibiu sistema similar em Atenas (foto)
O Street View oferece vistas panorâmicas tomadas ao nível do chão em cidades dos Estados Unidos, do Japão e regiões da Europa.
As imagens, que são feitas a partir de veículos equipados com câmaras, causam polémica em vários países, já que retratam locais, prédios e resistências de modo detalhado
Segundo órgão de protecção de dados da Grécia, o Google precisa esclarecer por quanto tempo as imagens serão guardadas e que tipo de alerta vai fornecer aos cidadãos fotografados pelo sistema. O Google já prometeu ocultar o rosto de pessoas e placas de carros.
A agência já havia suspendido um serviço similar oferecido por uma empresa do país, a Kapou, que mostrava imagens de Atenas."
in "Folhaonline" 12-05-2009
Anna Pedro de Sousa

União Europeia aplica multa recorde à Intel por práticas anti-competitivas

"A UE (União Europeia) aplicou uma multa recorde de 1,06 bilhão de euros à Intel, maior fabricante mundial de chips, por práticas anti-competitivas. A empresa é acusada de pagar ilegalmente a fabricantes de computadores para que adiassem ou cancelassem o lançamento de produtos contendo chips fabricados por uma de suas principais concorrentes, a AMD.
O recorde anterior de multa aplicada pela Comissão era da gigante americana do software Microsoft, que ano passado foi condenada a pagar 899 milhões de euros por não cooperar após uma sentença contra a empresa, também por abuso de posição dominante. O grupo apresentou um recurso judicial que está em andamento.
A Intel domina cerca de 80% do mercado de computadores pessoais no mundo. A Comissão Europeia (órgão executivo da EU) afirma que a empresa não cumpriu regras de concorrência do bloco, ao usar sua posição dominante de mercado com uma estratégia deliberada para impedir o crescimento da AMD - o órgão pediu que a Intel abandone essas práticas.
A UE afirma que a Intel concedeu benefícios a fabricantes como Acer, Dell, HP, Lenovo e NEC para comprar quase todos os seus processadores do tipo X86 e pagou para estes interromperem ou atrasarem o lançamento de computadores com chips da AMD.
A companhia classificou a decisão como "errada" e afirmou que vai recorrer."
in 'Folhaonline' 13.05.2009
Anna Pedro de Sousa

4 de maio de 2009

Passeios Virtuais por Lisboa e Porto no Google

Empresa inicia recolha de imagens de cidades portuguesas para o "Street View" do "Maps"
A Google começa a recolher quarta-feira imagens das principais ruas de Lisboa e Porto, para proporcionar até ao final do ano no Google Maps o "Street View", ou "Vista de rua", na edição portuguesa, que permite a visualização ao nível do solo das ruas.
A partir de quarta-feira começam a circular, em Lisboa e Porto, carros com máquinas fotográficas especiais para fotografarem, em 360 graus, todas as principais ruas destas duas cidades.
O Street View é uma funcionalidade do Google Maps quer permite ao utilizador explorar e navegar visualmente um local através de fotografias panorâmicas ao nível da rua.
As cidades de Lisboa, Porto e Braga - a recolha de imagens desta última só vai iniciar-se no Verão -, juntam-se às de outros países europeus, como Espanha, França, Inglaterra e Itália, que já têm uma ou duas cidades disponíveis no Google Maps com este tipo de visualização.
Para aceder às imagens basta arrastar o ícone laranja "Pegman" situado do lado esquerdo do mapa para uma das ruas delineadas a azul. Poderá subir e descer as ruas ou ver imagens panorâmicas de 360º.
"Amanhã [quarta-feira]vamos começar o processo de recolha de imagens", afirmou Inês Gonçalves, responsável de Marketing da Google Portugal, acrescentando: "Este projecto vai permitir que todos os utilizadores explorem estas cidades de uma forma que nunca viram antes".
Todas as imagens recolhidas, milhares delas de cada cidade, são analisados a fim de atestar a sua qualidade e proteger a privacidade de todas as pessoas e veículos que nelas possam aparecer.
A privacidade é protegida com a distorção do rosto de todas as pessoas e matrículas de todos os veículos, podendo ainda quem se conseguir reconhecer solicitar a remoção da sua imagem, pessoal ou do veículo, da aplicação.
Espera-se que até ao final do ano as três cidades portuguesas estejam disponíveis para que os cibernautas possam passear virtualmente, com imagens reais, por estas.

in 'Jornal de Notícias? 14.04.2009
Anna Pedro de Sousa

22 de abril de 2009

“Biblioteca digital da Unesco já está online e conta com tesouros culturais”

“A Biblioteca Digital Mundial já está online. A plataforma digital permite consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo”.

Finalmente a cultura esta a tornar-se um valor realmente democrático acessível a toda a Humanidade.

A “imagem” deste sítio com um interface gráfico bastante apelativo e simples só é afectada desfavoravelmente pela oferta, relativamente reduzida de conteúdos apesar dos vários milénios de Historia Humana.

Tenhamos em conta que esta é uma primeira impressão de um visitante que reparou na fraca disponibilidade de conteúdos em relação à epopeia portuguesa embora se considere que esta biblioteca digital ainda agora saiu do berço.

Será interessante observar algumas contradições entre as versões da Historia de cada nação, principalmente em relação aquelas que marcaram o rumo da história de toda a humanidade.

Em termos de conclusão fica aqui o site que tem interesse para todo aquele que cultiva a sua formação e precisa de algum apoio para os seus trabalhos de investigação.

http://www.wdl.org/pt
Um bem haja à UNESCO

Publicado em 22/04/09 por Carlos Cunha

21 de abril de 2009

Guru da Tecnologia lança rasgados elogios ao 'Magalhães'

"O Programa Magalhães é a mais sofisticada e avançada implementação das tecnologias de informação em educação no mundo", afirma o canadiano Don Tapscott que hoje participa no Fórum Mundial das Telecomunicações em Lisboa.

in "Expresso", 21.04.2009

Ana Pedro de Sousa

8 de abril de 2009

ESCLARECIMENTOS E MANUTENÇÃO DE BATERIAS DE LÍTIO


  • Em 1º lugar vou desfazer um mito que muita gente ainda não conhece a verdade.

O efeito de memória, ou seja o ficar “viciada”.
No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto o andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como vão verificar mais abaixo.
A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga actual.

  • Em seguida esclarecer um ponto crítico dos utilizadores dos portáteis:

Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?
A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.
Não prejudica ter a bateria a 100% de carga e estar com o adaptador AC/DC ligado, pois a bateria assim que chega a 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.
Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.

Portanto:

  • Uso normal do portátil sem aquecer (cpu e disco na ordem dos 30~40ºC) -> manter a bateria.
  • Uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos) -> retirar a bateria para que esta não aqueça.

O calor, aliado ao facto de estar a 100% de carga são o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam!

Quanto ao carregamento da bateria, devem-se evitar as descargas completas (até o PC morrer) pois isto stressa muito a bateria e pode mesmo danificá-la.
É preferível fazer vários descarregamentos parciais (até 20~30%) e frequentes recargas a fazer um descarregamento total e carregamento total.

No entanto, as baterias de portátil contêm um medidor de capacidade que com o uso fica descalibrado. Alguns portáteis incluem na BIOS ferramentas para re-calibrar a bateria o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa.

Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada 30 carregamentos parciais (referidos acima), uma descarga completa seguida de uma carga completa.
Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, desligando o PC quando a bateria ainda tem capacidade.

No que toca à conservação por longos períodos da bateria, este deve ser feito com a carga da mesma a 40% e num local o mais fresco e seco possível.
Lembrem-se que o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, nunca deixar o portátil exposto ao sol no carro, num dia de Verão com a bateria a 100% é meio caminho para uma morte anunciada!

Por fim referente à compra de uma bateria suplente, façam-no apenas quando a bateria actual estiver a dar as últimas, caso contrário, o não aproveitamento de uma das baterias leva à sua degradação.

Se comprarem uma e não usarem durante muito tempo, conservem-na a 40% da sua carga e de preferência no frigorífico (0ºC - 10ºC).

Além disso, aquando da compra de uma bateria deve-se ter em atenção a data em que foi fabricada.

Pontos a memorizar:

  • O calor é o pior inimigo de uma bateria de lítio, se esta estiver 100% carregada então é muito mau!
  • Não há efeito de memória!
  • Descargas sempre parciais até uns 30%, cargas parciais não afectam negativamente a bateria.
  • De 30 em 30 descargas parciais, fazer uma descarga total seguida de uma carga total, a fim de impedir que o medidor se descalibre.
  • Para conservar uma bateria por longos períodos, 40% de carga e não de calor


Luís Miguel
Nº12