2 de fevereiro de 2009

Evolução dos sistemas Windows

Windows 3.0 , 22 Maio 1990

Processador: 286 ou superior
Memoria: 640K de “memória convencional” (256K de memória extendida era recomendada)
Disco Rígido
Video: Hercules, CGA, EGA, VGA, or 8514/A Graphics card (EGA ou resoluçao superior)
MS-DOS 3.1 ou superior
Mouse: Opicional

Era usado em computadores 286 e 386.A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, era um Windows completamente novo, era porém um Ambiente Operativo e rodava por cima do DOS, sendo necessário carregar o DOS para, posteriormente, executar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gestor de Programas e o Gestor de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornavam o sistema mais prático.
Desenvolveu as redes locais (LANs).
Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type.
Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações.
Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores.
Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Também existe a versão 3.0a, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990.
Curiosidade: Primeiro Windows que ja vinha pré instalado em HDs de computares pessoais, pela Zenith Data Systems e Dell

Windows 95 , Agosto 1995

Processador: 386DX ou superior (486 era recomendado)
Memória: 4MB (era recomendado 8MB)
O espaço em disco ocupado era de 35~55MB
Drive de Diskete 3,5
Video: VGA ou superior (256-color SVGA era o recomendado)

Sistema operativo parcialmente de 32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não separado, como era antes), e foi o principal lançamento da empresa na década de 1990.

Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT).
Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores.
O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operativos.
Curiosidade: A versão em diskete 3,5 vinha com 13 Discos; Brian Eno foi o compositor do som que iniciava o Windows 95.

Windows NT 4.0 , Agosto 1996

Pentium ou superior
Memória: 16MB (32 MB era recomendado)
Ocupa 110MB de espaço em disco.
CD-ROM era requerido para instalação
Video: Placa gráfica VGA ou superior
Microsoft Mouse ou Compativel
Windows 98, Junho 1998
Processador: 486DX 66MHz ou superior (Pentium recomendado)
Memoria: 16MB (24MB era o recomendado)
Ocupava de 120~355MB de espaço em disco
Drive de diskete 3,5
Video: VGA ou superior (SVGA 16-bit ou 24-bit cores recomendado)

A arquitetura do Windows NT é fortemente baseada na idéia do microkernel, de forma que um único componente seu gere e oferece aos demais, cada uma das funcionalidades do sistema. Assim, em teoria, poderia-se remover, atualizar ou substituir cada módulo sem que se precise alterar o resto do sistema. Contudo, o Windows NT não é puramente orientado à filosofia do microkernel, pois módulos externos a ele podem executar operações em modo kernel (protegido), a fim de evitar trocas de contexto e melhorar o desempenho geral do sistema.

A organização do Windows NT é feita em camadas, que se dispõem umas sobre as outras de forma que cada camada oferece serviços à imediatamente posterior e só usa serviços fornecidos pela imediatamente inferior. Além disso, é explorado o modelo orientado a objetos, em que recursos do sistema, arquivos, memória e dispositivos físicos são implementados por objetos e manipulados por métodos a eles associados.

Curiosida: Durante sua apresentação de lançamento na COMDEX de Abril de 1998, o Windows 98 trava com a famoso “Blue Screen of Death”

Windows 2000, Fevereiro 2000

Processador: 133MHz ou superior compativel Pentium
Memoria: 64MB
Ocupa mais ou menos 650MB de espaço em disco
Drive de CD-ROM ou DVD
Vido: VGA ou superior
Windows Millenium, (ME), Setembro 2000
Processador Pentium 150MHz ou superior
Memoria: 32MB
320MB de espaço em disco
Drive de CD-ROM ou DVD-ROM
Drive de diskete 3,5
Video: adaptador e monitor que suporte VGA ou superior
Microsoft Mouse ou compativel
Placa de som

Todas as versões do Windows 2000 possuem em comum muitas funcionalidades, incluindo muitas utilidades de sistema como o Microsoft Management Console (MMC) e sistemas de gestão de aplicações como o utilitário de desfragmentação de disco.
Todas as versões do Windows 2000 suportam o sistema de arquivos Windows NT versão 5 ou NTFS 5 (New Tecnology File System), o sistema de arquivos criptografado (EFS), também armazenamento em discos básicos ou dinâmicos.
O armazenamento em discos dinâmicos permite que diferentes volumes sejam utilizados. A família 2000 Server também teve um aumento de funcionalidades, incluindo a capacidade de ter um serviço de diretório único: o Activ Directory, Distributed File System (um sistema de arquivos que possibilita compartilhamento de arquivos) e armazenamento em volumes com tolerância à falhas.

Windows XP, Outubro 2001

Pentium 233MHz ou superior (300MHz é o recomendado)
Memoria: 64MB (128MB recomendado)
1.5GB de espaço em disco
Drive de CD-ROM ou DVD-ROM
Video: Adaptador e monitor que suporte Super VGA (800 x 600) ou superior
Placa de Som

O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhoraram ao longo das versões 9x do Microsoft Windows. Ele apresenta uma interface gráfica redesenhada significativamente, uma mudança para que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a pirataria de software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade. O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua pouca integração entre aplicativos, como o Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para aspectos de seu padrão de interface do usuário. A última versão do Service Pack 2, e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas.

Curiosidade: Primeiro sistema que requer “Ativação”; Lançado em varias versões: Home, Professional, Tablet PC, Media Center, N (Especifico para o mercado europeu), Starter Edition.

Windows Vista, x64(64bits) e x86(32bits), janeiro 2007

Processador: 1GHz 32-bit (x86) ou 64-bit (x64)
Memoria: 1GB
Para funcionar o sistema gráfico Aero: Placa de Video 3D com 128MB de memória
Ocupará 15GB de espaço em disco
Drive de DVD-ROM
Capacidade de aceder a Internet

O principal objetivo da Microsoft com o Windows Vista, contudo, tem sido a de melhorar a segurança no sistema operacional Windows. Uma das mais comuns críticas ao Windows XP e aos seus predecessores são as suas geralmente exploradas vulnerabilidades de segurança e a total susceptibilidade a malware, vírus e buffer overflows. Em consideração a isso, o então presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou no começo de 2002 uma Iniciativa de Computação Confiável de grande escala na empresa a qual tinha como objectivo desenvolver a segurança nos softwares desenvolvidos pela empresa. A Microsoft declarou que priorizou a melhoria da segurança do Windows XP e Windows Server 2003 antes da conclusão do Windows Vista, atrasando assim seu lançamento.
Embora estas novas funcionalidades e melhorias de segurança tenham garantido opiniões positivas, o Vista também tem sido alvo de muitas críticas negativas da imprensa. As críticas relacionadas ao Windows Vista são os elevados requisitos de sistema, seus termos de licenciamento mais restritivos, a inclusão de uma série de novas tecnologias de gestão de direitos digitais que visam restringir a reprodução de mídia digital protegida, a falta de compatibilidade com certos programas e equipamentos "pré-Vista", e o número de solicitações de autorização do User Account Control. Como resultado dessas e outras questões, o Vista tem taxas de aprovação e satisfação mais baixas do que as do Windows XP.

Curisidade: Mais longo desenvolvimento do Windows, anunciado desde Jullho de 2001

Windows 7, até o final de 2009 ou início de 2010.

Para este sistema operativo já é necessário ter processador dual core e 2 GB de memória e uma placa grafica de 256 MB ou superior.(pode ser também ser usado uma placa grafica de 128MB)

A prioridade neste novo Windows é ser mais leve (ou pelo menos usar os mesmos requisitos do Windows Vista) com programas mais essenciais e que possam adicionar novos programas extras via download pelo sistema do Windows Live Service (pois sabemos que quanto mais programas forem instalados no computador mais lento ele fica e mais problemas aparecem), melhorar a interface com o utilizador, oferecendo maneiras mais comodas de se gerir os aplicativos e procurar documentos e claro a segurança, já que o Windows é tão criticado nesta parte.
O Windows 7 também começará a seguir uma nova tendência de interação com a internet. Com o aumento da velocidade das conexões com a internet e a maior quantidade de usuários conectados, veremos sistemas operacionais mais enxutos que exigirão menos tecnologia e capacidade da CPU local, pois conforme especialistas a maioria das ferramentas estarão online, sendo executadas em servidores.

Sintetizado por Nuno Mesquita com recurso a vários conteudos existentes em blogs e outros locais na internet.
2008-02-02

Sem comentários: