2 de fevereiro de 2009

SERVIDOR SAMBA

Samba é um “software servidor “ é uma prova de sucesso de um software Open Source/livre baseado no UNIX. Foi criado por Adrew Tridgell, natural da Austrália. Quando escreveu o Samba, Andrew era ainda um estudante de Ciência de Computação da Universidade Nacional Australiana em Camberra. O Samba nasceu a partir de um problema que Andrew tinha, de integrar um Servidor Unix com o seu PC que funcionava em DOS.

O Nome Samba foi dado devido o nome original para o seu software ja ser uma marca registada de outro produto. Adrew consultou então seu verificador de ortografia e procurou palavras que tivessem as letra SMB. A palavra Samba era uma delas.

O Servidor Samba permite usar o Linux para gerenciamento, compartilhamento de recursos em redes assim como pode ser usado como servidor de ficheiros, servidor de impressão, entre vários outros recursos, como se tivesse-mos a utilizar servidor Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003).

Samba é compatível com qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 95, 98, 2000, Xp, e Server 2003 e com máquinas com Linux.

O Servidor Samba é conhecido por ter um elevado nivel de segurança, uma vez que há um grande rigor nos controladores dos recursos oferecidos. Existem empresas que usam o Samba como solução para interligar maquinas com diferentes versões do Windows.

O Servidor Samba também permite que a sua configuração seja feita por meio de computadores remotos. Em casos mais graves o administrador da rede pode ser notificado por e-mail.

Servidor Samba é um software poderoso e muita eficiente. O qual alguns especialistas consideram-no mais seguro e confiável que as soluções baseadas no Windows .

Encontra-se facilmente na Internet inúmera informação sobre o assunto, existem ainda fóruns no qual se pode trocar informações sobre a matéria com outros utilizadores.

Também pode encontrar informação no site oficial : http://us6.samba.org/samba/


Mário Pitta Groz

Sem comentários: