22 de abril de 2009

“Biblioteca digital da Unesco já está online e conta com tesouros culturais”

“A Biblioteca Digital Mundial já está online. A plataforma digital permite consultar, gratuitamente, manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo”.

Finalmente a cultura esta a tornar-se um valor realmente democrático acessível a toda a Humanidade.

A “imagem” deste sítio com um interface gráfico bastante apelativo e simples só é afectada desfavoravelmente pela oferta, relativamente reduzida de conteúdos apesar dos vários milénios de Historia Humana.

Tenhamos em conta que esta é uma primeira impressão de um visitante que reparou na fraca disponibilidade de conteúdos em relação à epopeia portuguesa embora se considere que esta biblioteca digital ainda agora saiu do berço.

Será interessante observar algumas contradições entre as versões da Historia de cada nação, principalmente em relação aquelas que marcaram o rumo da história de toda a humanidade.

Em termos de conclusão fica aqui o site que tem interesse para todo aquele que cultiva a sua formação e precisa de algum apoio para os seus trabalhos de investigação.

http://www.wdl.org/pt
Um bem haja à UNESCO

Publicado em 22/04/09 por Carlos Cunha

21 de abril de 2009

Guru da Tecnologia lança rasgados elogios ao 'Magalhães'

"O Programa Magalhães é a mais sofisticada e avançada implementação das tecnologias de informação em educação no mundo", afirma o canadiano Don Tapscott que hoje participa no Fórum Mundial das Telecomunicações em Lisboa.

in "Expresso", 21.04.2009

Ana Pedro de Sousa

8 de abril de 2009

ESCLARECIMENTOS E MANUTENÇÃO DE BATERIAS DE LÍTIO


  • Em 1º lugar vou desfazer um mito que muita gente ainda não conhece a verdade.

O efeito de memória, ou seja o ficar “viciada”.
No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto o andar a descarregar completamente e carregar apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como vão verificar mais abaixo.
A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga actual.

  • Em seguida esclarecer um ponto crítico dos utilizadores dos portáteis:

Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?
A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.
Não prejudica ter a bateria a 100% de carga e estar com o adaptador AC/DC ligado, pois a bateria assim que chega a 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.
Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.

Portanto:

  • Uso normal do portátil sem aquecer (cpu e disco na ordem dos 30~40ºC) -> manter a bateria.
  • Uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos) -> retirar a bateria para que esta não aqueça.

O calor, aliado ao facto de estar a 100% de carga são o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam!

Quanto ao carregamento da bateria, devem-se evitar as descargas completas (até o PC morrer) pois isto stressa muito a bateria e pode mesmo danificá-la.
É preferível fazer vários descarregamentos parciais (até 20~30%) e frequentes recargas a fazer um descarregamento total e carregamento total.

No entanto, as baterias de portátil contêm um medidor de capacidade que com o uso fica descalibrado. Alguns portáteis incluem na BIOS ferramentas para re-calibrar a bateria o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa.

Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada 30 carregamentos parciais (referidos acima), uma descarga completa seguida de uma carga completa.
Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, desligando o PC quando a bateria ainda tem capacidade.

No que toca à conservação por longos períodos da bateria, este deve ser feito com a carga da mesma a 40% e num local o mais fresco e seco possível.
Lembrem-se que o maior inimigo de uma bateria de lítio é o calor, nunca deixar o portátil exposto ao sol no carro, num dia de Verão com a bateria a 100% é meio caminho para uma morte anunciada!

Por fim referente à compra de uma bateria suplente, façam-no apenas quando a bateria actual estiver a dar as últimas, caso contrário, o não aproveitamento de uma das baterias leva à sua degradação.

Se comprarem uma e não usarem durante muito tempo, conservem-na a 40% da sua carga e de preferência no frigorífico (0ºC - 10ºC).

Além disso, aquando da compra de uma bateria deve-se ter em atenção a data em que foi fabricada.

Pontos a memorizar:

  • O calor é o pior inimigo de uma bateria de lítio, se esta estiver 100% carregada então é muito mau!
  • Não há efeito de memória!
  • Descargas sempre parciais até uns 30%, cargas parciais não afectam negativamente a bateria.
  • De 30 em 30 descargas parciais, fazer uma descarga total seguida de uma carga total, a fim de impedir que o medidor se descalibre.
  • Para conservar uma bateria por longos períodos, 40% de carga e não de calor


Luís Miguel
Nº12

6 de abril de 2009

Sugestões Culturais


Pluralidade na EsculturaData: até 9 de Abril Descrição: Exposição de Manuela Madureira que engloba uma multifacetada abordagem de objectos, materiais e formas: medalha contemporânea, escultura, azulejo escultórico, pintura tridimensional.Local: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGALMorada: Campo Grande, 83.
Localidade: LisboaDistrito: LisboaHorário: 2ª A 6ª, DAS 10H ÀS19H; SÁB., DAS 10H ÀS 17H; ENCERRA AOS DOMINGOS E FERIADOSTelefone: 217 982 000
Os Anos de Exílio da Rainha D. Amélia: Colecção Rémi FénérolData: até 17 de Maio Local: CASA MUSEU DR. ANASTÁCIO GONÇALVESMorada: Av. 5 de Outubro. LisboaTelefone: 213 540 823
Festival Fervor de Buenos Aires: Borges, Coppola, Bueno AiresData: até 8 de Abril Descrição: Exposição de fotografaria de Horacio Coppola. Local: CENTRO CULTURAL DE BELÉM Morada: Pç. do Império. Telefone: 213 612 400
Listen Darling… The World is Yours Data: até 30 de Agosto Descrição: Local: ELLIPSE FOUNDATION CONTEMPORARY ART COLLECTION Morada: Al. das Fisgas, 79. Localidade: Cascais Horário: 6ª A DOM., DAS 11H ÀS 18HTelefone: 214 891 806
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna Data: de 11 de Fevereiro até 24 de Maio Descrição: Esta exposição, desenvolvida em parceria com a Tate St Ives, tem em conta as características específicas da arquitectura, colecção e história das duas instituições. O artista mostra a sua obra, implicando-a com as colecções das duas instituições museológicas e procurando que as duas instituições desenvolvam uma dinâmica de contrastes e afinidades. Consequentemente, também haverá uma troca de obras entre as duas colecções: um conjunto de peças da Colecção do Centro de Arte Moderna vai ser integrada na mostra de Zobernig em Inglaterra e um conjunto das peças da Colecção de St Ives vai ser apresentado na exposição do Centro de Arte Moderna em Fevereiro de 2009.Local: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIANMorada: Av. de Berna, 45A. Lisboa Horário: 3ª A DOM., DAS 10H ÀS 18HTelefone: 213 880 044
As Cores da Vanguarda: Arte na Roménia 1910-1950 Data: 27 de Março a 21 de Junho Descrição: A exposição constrói-se em torno de cerca de 70 pinturas seleccionadas de entre os acervos de nove museus romenos, traçando uma panorâmica do complexo e contraditório fenómeno histórico cultural romeno, resultado das tensões entre tradição e vanguarda no período entre as duas guerras.Local: MNAC - MUSEU DO CHIADO Morada: R. Serpa Pinto, nº 4. Lisboa Horário: 3ª A DOM., DAS 10H ÀS 18HTelefone: 213 432 148
Museu da Música
Descrição: O Museu da Música é uma instituição tutelada pelo Instituto Português de Museus (IPM) onde se encontra uma das mais ricas colecções instrumentais da Europa, além de um considerável acervo iconográfico, acervo sonoro e acervo documental representativos da História da Música. Com mais de mil instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, sobretudo europeus, mas também africanos e asiáticos, de tradição erudita e popular, o museu possui instrumentos raros e de incalculável valor histórico e organológico, de que são exemplo os corne ingleses de Grenser e de Grundman & Floth, o oboé de Eichentopf, o cravo de Pascal Taskin ou o violoncelo de António Stradivari, que pertenceu e foi tocado pelo rei D. Luís. O museu é ainda particularmente notável pela quantidade e qualidade de instrumentos de factura portuguesa, espécimes pouco abundantes em museus congéneres. O Museu da Música possui um Centro de Documentação especializado em organologia, história e teoria da música, onde é possível encontrar obras de referência para o estudo da música. Possui também uma Loja que funciona dentro do horário do museu, onde podem ser adquiridos os produtos e as publicações do museu, bem como inúmeros produtos das lojas do IPM. A Exposição Permanente do Museu dá a conhecer instrumentos musicais (além de europeus, também africanos e asiáticos) agrupados por famílias ou de acordo com as suas normas classificativas. Na selecção das peças procurou privilegiar-se o valor plástico e a qualidade de construção, destacando em cada núcleo os instrumentos musicais de factura portuguesa.Local: MUSEU DA MÚSICAMorada: Estação do Metro Alto dos Moinhos. R. João de Freitas Branco. Localidade: LisboaDistrito: LisboaTelefone: 217 710 990
Tesouros da Arqueologia Portuguesa
Descrição: O Museu Nacional de Arqueologia possui nas suas colecções um número notável de objectos de joalharia antiga, provenientes de escavações ou, mais frequentemente comprados a ourives ou aos próprios achadores, que pela sua representatividade, permite uma visão de conjunto sobre a evolução desta arte no actual território português, desde os primórdios da metalurgia até à Alta Idade Média. Esses objectos foram reunidos ao longo de várias décadas e as circunstâncias particulares da sua aquisição explicam a frequente ausência de informação sobre as condições de achado e contextos arqueológicos que permita, quer determinar a posição cronológica ou a localização geográfica dos achados, quer extrair conclusões que vão para além da simples análise material dos objectos, limitada a aspectos formais, estilísticos ou técnicos.Local: MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA - GALERIA NASCENTEMorada: Ed. dos Jerónimos. Pç. do Império, Lisboa Horário: 3ª, das 14h às 18h; 4ª a Dom., das 10h às 18hTelefone: 213 620 000
Antiguidades Egípcias
Descrição: A colecção de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia constituída por mais de quinhentas peças (das quais cerca de trezentas em exposição permanente) é a maior de Portugal, tendo sido reunida ao longo do século XX. Em 1909 Leite de Vasconcelos, fundador do Museu, trouxe do Egipto cerca de setenta objectos; umas duzentas peças foram obtidas pela rainha D. Amélia durante a sua viagem ao Egipto em 1903, passando para a posse do Estado em 1910; as restantes foram doadas pela família Palmela, por Bustorff Silva e Barros e Sá entre outros. Há cerca de oitenta peças de origem desconhecida.Local: MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA - SALA EGÍPCIAMorada: Ed. dos Jerónimos. Pç. do Império, Lisboa Horário: 3ª, das 14h às 18h; 4ª a Dom., das 10h às 18hTelefone: 213 620 000
Projecto Art Acess
Descrição: Vídeo destinado a surdos e documentação em braille para invisuais, acerca do Museu e das suas colecções.Local: MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGAMorada: R. das Janelas Verdes, Lisboa. Horário: 3ª, DAS 14H ÀS 18H; 4ª A DOM., DAS 10H ÀS 18HTelefone: 213 912 800
Galerias da Amazónia e Actividades
Descrição: As Galerias da Amazónia são reservas que permitem trazer junto do público a totalidade dos objectos do Museu Nacional de Etnologia procedentes das sociedades ameríndias, em especial da floresta Amazónica. Duas das colecções aqui expostas merecem particular destaque. A primeira foi constituída por Victor Bandeira em meados dos anos 60, por solicitação de Jorge Dias na altura da criação do próprio museu (1965), tendo sido parcialmente exposta em 1966 nas instalações da Sociedade Nacional de Belas Artes por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian. A mesma viria a ser objecto da exposição Índios da Amazónia que este museu inaugurou em 1986. Trata-se de um primeiro e importante contributo para o conhecimento dos povos da Amazónia. A segunda colecção foi constituída entre 1999/ 2000, junto dos índios Wauja do Xingu, no âmbito da preparação da exposição Os Índios, Nós que este museu inaugurou em 2000. Tornou-se uma das mais extensas colecções procedentes de uma só aldeia, organizada segundo critérios discutidos com os próprios habitantes e problematizados e documentados na exposição Com os Índios Wauja: objectos e personagens de uma colecção amazónica (2004). Estas reservas são o resultado de um trabalho conduzido desde 1998, com as obras de ampliação do museu e a construção de novos espaços para armazenamento de colecções, e culminam um já extenso conjunto de actividades que comporta exposições, edições, colóquios, realização de filmes e videogramas, estágios e programas de investigação. Local: MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIAMorada: Av. Ilha da Madeira, Lisboa Horário: 3ª, DAS 14H ÀS 18H, 4ª A DOM., DAS 10H ÀS 18H. Visitas guiadas: Com marcação, 3.ª feira, das 14h às 17h, 4.ª feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h; sem marcação, durante o horário de funcionamento do Museu, às 11h30 e às 15h30.Telefone: 213 041 160
Galerias da Vida Rural e Actividades Data: Espaço PermanenteDescrição: Sector de reserva visitável do Museu Nacional de Etnologia que alberga um total de cerca de 3.000 peças, as Galerias da Vida Rural trata-se de um espaço dedicado às colecções ilustrativas de temas alusivos à sociedade rural em Portugal – transportes, sistemas de atrelagem, alfaia agrícola, abrigos de pastor, tecnologia têxtil, sistemas de moagem e equipamento doméstico, assim evidenciando a multiplicidade de soluções desenvolvidas no quadro da diversidade regional do País. Testemunhos materiais de modos de vida evanescentes ou, em muitos casos, já desaparecidos no momento da sua recolha, a maior parte dos objectos apresentados nestas Galerias foi reunida sobretudo entre as décadas de 1960 e 1970, por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira, elementos da equipa que está na origem do Museu Nacional de Etnologia e que, com Jorge Dias e Fernando Galhano havia iniciado em finais da década de 40 do século findo o seu percurso de investigação. Local: MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIAMorada: Av. Ilha da Madeira, Lisboa Horário: 3ª, DAS 14H ÀS 18H, 4ª A DOM., DAS 10H ÀS 18H. Visitas guiadas: Com marcação, 3.ª feira, das 14h às 17h 4.ª feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h; Sem marcação, durante o horário de funcionamento do Museu, às 10h30 e às 14h30.Telefone: 213 041 160
Sala dos Teares - Técnicas de Fiação, Tecelagem e Estampagem
Descrição: Instalada na antiga cavalariça do Palácio Angeja-Palmela, esta exposição, destinada ao público em geral e às escolas em particular, tem por objectivo divulgar os processos têxteis anteriores à confecção do traje, como, por exemplo, as técnicas de fiação, tecelagem, tintagem e estampagem manual de tecidos. Aqui também são apresentados teares em processo de laboração, a par com ateliers de tecelagem e de tapeçaria experimental e apoio a invisuais com o patrocínio da Fundação Saïn. Apresentação da cadeia de operações referentes à manufactura dos tecidos desde a exposição das quatro principais fibras têxteis (lã, linho, seda e algodão) ao processo de fiação, tecelagem e estampagem incluindo a exibição de rocas, fusos, teares e mesas de estampagem manual de tecidos, por forma a ser explicitados os diferentes processos de fabricação têxtil artesanal.Local: MUSEU NACIONAL DO TRAJEMorada: Lg. Júlio Castilho, Lisboa Horário: 3ª A DOM., DAS 10H ÀS 18H.Telefone: 217 590 318
Trajes Reais Rainha D. Amélia e D. Manuel II Data: até 31 de DezembroDescrição: Apresentação das peças pertencentes à Rainha D. Amélia e do Rei D. Manuel II recentemente adquiridas em leilão, acrescidos de outros exemplares pertencentes ao acervo do museu. Este conjunto constitui um significativo núcleo de indumentária de 1900, representativo dos modos de vestir da última corte portuguesa.Local: MUSEU NACIONAL DO TRAJEMorada: Lg. Júlio Castilho, Lisboa Horário: 3ª A DOM., DAS 10H ÀS 18H. Telefone: 217 590 318
Museu Nacional dos Coches
Descrição: O Museu Nacional dos Coches foi criado por iniciativa da rainha D. Amélia de Orléans e Bragança, mulher de D. Carlos I, e instalado no edifício do Picadeiro Real do Palácio de Belém, posteriormente adaptado. Reunindo uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos séculos XVII a XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa, o Museu Nacional dos Coches permite ao visitante a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte de tracção animal utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel. Para além dos arreios de tiro pertencentes às viaturas, a colecção reúne ainda um conjunto significativo de arreios de cavalaria, bem como fardamentos de gala e de serviço aos coches, um núcleo de armaria e acessórios de cortejo setecentistas. Completam a colecção os retratos a óleo dos monarcas da dinastia de Bragança, antigos proprietários dos carros expostos, e um importante conjunto de documentos gráficos composto por desenhos, gravuras e fotografias relacionados com as peças ou com a história do museu. Núcleo de Vila Viçosa Aberto ao público no dia 19 de Maio de 1984, este anexo do Museu Nacional dos Coches está situado nas antigas cocheira e cavalariças do Paço Ducal de Vila Viçosa e alberga um conjunto de 73 viaturas dos séculos XVIII a XX.Local: MUSEU NACIONAL DOS COCHESMorada: Pç. Afonso de Albuquerque, Lisboa Horário: 3ª A DOM., DAS 10H ÀS 18HTelefone: 213 610 850
Estas e outras em http://www.portaldacultura.gov.pt/agendacultural/Pages/exposicoes.aspx

Anna Pedro de Sousa
MANUTENÇÂO de COMPUTADORES
Hoje em dia há uma grande necessidade de técnicos bem qualificados na área de manutençõ e reparação de computadores.
Por isso mesmo, é muito importante entender que está na hora de agarrar as oportunidades que aparecem . Os cursos são oferecidos em quase todo o lado.
No entanto, essa fartura de ofertasde cursos pode significar apenas perda de tempo e de dinheiro.
O ideal é procurar instituições de ensino de renome e registadosno ministério da educação . Só assim o teu diploma terá valor e estarás apto a participar no mercado de trabalho como técnicode manutenção e reparação de computadores.


António Guerreiro

Efeito estufa e o aquecimento global – Os gases responsáveis.

O que é o efeito estufa?
É o processo que consiste na absorção das radiações solares por parte da atmosfera. Nas condições ideais a atmosfera apenas absorve uma parte, sendo as restantes reflectidas para o espaço. Mas quando isto não acontece, dá-se uma grande concentração de gases emitidos para atmosfera, tais como o dióxido de carbono (CO2).
Esta concentração de gases forma uma camada que impede que as radiações que deveriam ser reflectidas para o espaço, o sejam. E é esta circunstância que gera o efeito estufa que, por sua vez produz o aquecimento no interior da atmosfera.
Não é – por si só – a presença do CO2. Aliás este gás é necessário para o processo de direccionamento da radiação solar para a superfície da atmosfera porque permite o aquecimento adequado ao planeta desta forma permitindo a vida na terra.
O problema consiste na quantidade de radiação solar que deveria ser reflectida, mas que é absorvida pela nossa atmosfera. Assim, quanto menor a radiação solar reflectida para o espaço, maior será a temperatura na Terra.
Os problemas são já bem conhecidos: aumento do nível da água por consequência do degelo de grandes massas de água e paralelamente em outras áreas, a desertificação.
Sobre o CO2 e outros gases que geram o efeito estufa.
O CO2 tem um tempo de duração de 50 a 200 anos. De todos os gases responsáveis pelo efeito estufa, o CO2 é o que tem uma maior compartição. Na ordem dos 64%.
Mas temos também o Metano produzido, por exemplo nos aterros sanitários, com uma duração de vida de 9 a 15 anos, é responsável por cerca 6% do efeito estufa.
Mais informação sobre os aterros em http://www.netresiduos.com/cir/rsurb/aterros.htm
O óxido Nitroso (HNO2) que é rico em oxigénio é usado para dar potência aos motores dos automóveis comparticipa em cerca de 6 % para o efeito de estufa e tem uma duração de 120 anos.
O hexafluoreto (SF6) é um gás utilizado para o isolamento de equipamento de distribuição de energia eléctrica, desgaseificação de alumínio, fusão do magnésio e suas ligas e em processos de plasma Etching na industria electrónica, dura cerca de 3200 anos, contribui com 0,08%.
O hidrofluorcarboneto (HFC) dura 1,5 a 264 anos e tem um contributo "negligenciável" para o efeito estufa. É um conjunto de gases de refrigeração que contém hidrogénio, flúor e carbono. A ausência de cloro torna-o um gás amigo do ambiente, pois não contribui praticamente para a destruição da camada de ozónio, com excepção do uso de um componente de cloro e bromo que, estes sim, afectam a camada de ozónio. Este gás passou a ser utilizado como alternativa aos clorfluorcarbonetos (CFC).
Por fim, temos o polifluorcarboneto (CFCs) com duração de 50 a 1700 anos e responsável em 10% do efeito estufa.
Quem são os maiores responsáveis pela emissão destes gases prejudiciais?
O sector de energia, particularmente as industrias energéticas, manufactureiras e as da construção e dos transportes, pela queima de combustíveis fósseis.
Mas também o sector da agricultura, pela queima de resíduos agrícolas e de florestas.
E a incineração de resíduos e a deposição de resíduos sólidos em aterros, que como vimos acima liberta como exemplo o Metano.
Anna Pedro de Sousa

Robô cientista que pensa por si


Foi desenvolvido um novo robô no Reino Unido, capaz de conduzir investigação científica de forma autónoma
Um grupo de cientistas na Universidade de Aberystwyth, Reino Unido, conseguiu desenvolver com sucesso um robô capaz de levar a cabo experiências científicas autonomamente. O robô, de seu nome Adam, consegue raciocinar, formular teorias e trabalhar em novas descobertas científicas, sem precisar de ajuda humana.

Isto marca a primeira vez em que um sistema robótico se tornou capaz de produzir descobertas com um mínimo de intervenção intelectual humana. No passado já era possível criar programas capazes de analisar dados para criar hipóteses, mas esta desta vez este robô é capaz de levar uma teoria científica da hipótese à experiência, reformulando a hipótese se for necessário – tudo sem assistência humana.

Ross King, investigador da Universidade de Aberystwyth, confirmou que os resultados obtidos pelo robô são correctos. Para já, os investigadores admitem que as descobertas são modestas, mas acreditam que a complexidade das pesquisas levadas a cabo por Adam irão aumentar no futuro.

A equipa está a trabalhar na próxima geração do robô, a Eve, que terá mais poder de processamento para o ajudar a compilar informação sobre pesquisas relativamente a novos medicamentos.

Artigo in "Exame Informática"

Henrique Ferreira


Google melhora pesquisas no Gmail

A Google está a disponibilizar, desde sexta- fira, uma ferramenta de pesquisa melhorada. A ferramenta, que se chama Auto Complete, tem de ser activada no Gmail labs.


O Auto Complete já estava disponível no Gmail para ajudar a preencher o campo do "Destinatário".
Agora, a Google disponibiliza, em versão de testes, a funcionalidade para Pesquisa no sistema de correio electrónico.

A nova pesquisa no Gmail vai permitir procurar termo em sítios especificos, como nos Anexos nas conversas do Gmail Chat, noticia a PC Pro.

As funcionalidades de pesquisa AutoComplete estão cada vez mais presentes na Internet e programas que utilizamos. Estas ferramentas permitem apenas os resultados mais relevantes, o que facilita a vida ao utiliador.

Por outro lado, a Google diz que vai apostar forte nas funcionalidades de pesquisa com voz. a empresa considera que esta ferramentas vão permitire marcar um posiçao na Internet móvel.

«Se implementado correctamente, pode ser uma funcionalidade estrategica para google» admitiu um dos responsaveis da empresa, na exposição Web 2.0 em São Francisco.

A tecnologia de pesquisa com voz já funciona no iPhone. A Gooogle diz que já conseguiu tornar este serviço 15% mais precio. No entanto permanecem as diculdades relacionadas com o reconhecimento de sotaques e pronúncias.


in " Exame Informatica"

Mário Pitta Groz
Publicar mensagem

A língua e o seu obstáculo

O meio ambiente onde nós vivemos, o modo de vida num determinado local, têm influência na nossa língua. O Português sendo uma língua regulada por gramática impõe regras que têm que ser obedecidas, permitindo desta forma uma comunicação sadia entre os seus falantes, ignorando desde já as possíveis línguagens coloquiais.
Em Portugal como em qualquer parte do mundo, existem aquelas palavras ou mesmo expressões típicas de cada zona. Muitas vezes encaradas como a mais correcta por pertencerem às grandes cidades ou às mais predominantes (Capitais), acabam por ser utilizadas não só pela classe popular, mas também pela classe intelectual e pela generalidade do mundo da comunicação (média). Por exemplo em Lisboa "Piscina" lê-se «pichina», "treze" lê-se «treuze», em Viseu a palavra "Viseu" lê-se «bigêu», no Porto a palavra "Porto" lê-se «Puerto», o "leite" no Alentejo é «lete». Mas, o mais grave que já ouvi foi "há dês cá vir" em vez «hás de cá vir» e "chegastes" em vez de «chegaste». Tudo isto, são situações que podem criar obstáculos à uma pessoa que só tem o conhecimento do Português padrão.
Uma língua para ser falada correctamente tem que se basear na gramática. A gramática por sua vez está dividida em três partes principais que são: A fonética, a morfologia e sintaxe. A fonética tem a ver com os sons dos alfabetos, a morfologia com a formação das palavras e suas classificações e a sintaxe com a formação das frases e suas classicações. Entretanto falar uma língua correctamente implica evidenciar na prática todos esses conhecimentos.
Aluno: Manuel Jassi Turma: IGRI01 Alcoitão
Obs: Este artigo é um trabalho incluido no programa da disciplina STC.
Instalando o Windows Server 2008

Vejamos os procedimentos de instalação do Windows Server 2008. Neste exemplo faremos uma instalação clean (do zero).Efectue o boot com o CD de instalação do Windows Server 2008.


-No próximo passo clique em Install Now.

-digite o product key do Windows Server 2008.

-Neste passo defina o tipo de instalação do Windows Server 2008 (Server Enterprise ou Server Enterprise Core). Para este exemplo, seleccione a opção Server Enterprise.

-Aceite os termos de licença e clique em Next.

-Seleccione a partição na qual o Windows Server 2008 será instalado e clique em Next. Perceba que neste passo pode clicar em Drive options (advanced) e exibir opções avançadas, como por exemplo, apagar uma partição, criar uma partição, formatar uma partição e estender uma partição.

-Aguarde até que o processo de instalação efectue um restart.

-Aguarde mais alguns instantes, e pronto, o Windows Server 2008 está instalado. Será exibida painel do Initial Configuration Tasks.

A partir deste passo procedemos á instalação do active directory

-Em gestão do servidor vamos a funções e serviços de dominio do active directory

-Executamos o assistente de instalação dos serviços de dominio do active directory

-Atribuimos um nome ao dominio

- Defenimos o nivel de funcionalidade da floresta (por defeito windows server 2008)

- Intalamos o servidor DNS

-Atribuimos uma palavra passe ao dominio

-Podemos verificar a instalação através do resumo de todo o processo efectuado até a esta altura

-Conclusão

-Restart do sistema

Por: Luís Silva nº11

Premio Nobel da Paz
Al Gore recebe em 2007 o Premio Nobel da Paz, junto com o painel intergovernamental para as alterações climáticas da ONU "pelos seus esforços na construção e dissiminação de maior conhecimento sobre as alterações climaticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações . Recebeu ainda o prémio Principe das Asturias de La Concordia de 2007, galardão concedido pela Fundacion Principe de Asturias, na cidade de Oviedo (Espanha)

MiTeC System Information X 1.0.0



Existe informações do sistema em todo que um informático tem que saber para fazer alterações no sistema ou simplesmente esta interessado em saber tudo sobre a máquina.
Um programador de cz, europa, michal mutl, faz aplicações de todos tipos de informação e edição. A aplicação que aqui refiro é MiTeC System Information X 1.0.0
Esta aplicação programada em Delphi, simplesmente fornece toda informação complex da maquina em que corre. Esta aplicação não é instalada, mas sim só corre.
Todas as informações que sempre quis saber ou supreenda-se por as ver.
Info de cpu real time, numero, registo. Numero de chássis, Numero de bios, serie, referência. Numero de serie do OS. Etc etc etc
Velocidade de portas, bus, agp, printers, suas referencias e nomes ou numeros.
Todos os seus dispositivos e em que estado de registo funcionam. Experimente, não instala , só corre, veja que é interessante saber.

Homepage de MiTeC : http://www.mitec.cz/

Ricardo Miguel nº 16

Hacker conseguiu quebrar a segurança de um Mac

Hacker conseguiu intrusão num Mac em 10 segundos
Aconteceu durante a conferência de segurança CanSecWest: um hacker ganhou um prémio de 5000 dólares ao conseguir quebrar a segurança de um Mac em menos de 10 segundos.



Aconteceu durante a conferência de segurança CanSecWest: um hacker ganhou um prémio de 5000 dólares ao conseguir quebrar a segurança de um Mac em menos de 10 segundos.
A conferência, que está a decorrer em Vancouver, Canadá, contemplava um concurso para especialistas de segurança, que punha à prova computadores de várias marcas.
Charlie Miller, um especialista em segurança electrónica que trabalha para a Independent Security Evaluators, venceu o prémio principal deste concurso de “intrusões rápidas”.
Por questões de segurança geral, o vencedor do concurso não revelou os detalhes da intrusão, que permitiu superar a barreira de segurança de um MacBook, da Apple, num tempo recorde 10 segundos, mas informou que este “feito” só foi possível devido a uma falha no browser Safari, que estava totalmente actualizado.
Um portátil da Sony com Windows 7 e o recém-lançado Internet Explorer 8 classificou-se na igualmente pouco honrosa segunda posição dos computadores que, mais rapidamente, soçobraram perante as investidas dos hackers, informa a PC Pro

in " Exame informatica"

Ass: João Martins