6 de abril de 2009

Efeito estufa e o aquecimento global – Os gases responsáveis.

O que é o efeito estufa?
É o processo que consiste na absorção das radiações solares por parte da atmosfera. Nas condições ideais a atmosfera apenas absorve uma parte, sendo as restantes reflectidas para o espaço. Mas quando isto não acontece, dá-se uma grande concentração de gases emitidos para atmosfera, tais como o dióxido de carbono (CO2).
Esta concentração de gases forma uma camada que impede que as radiações que deveriam ser reflectidas para o espaço, o sejam. E é esta circunstância que gera o efeito estufa que, por sua vez produz o aquecimento no interior da atmosfera.
Não é – por si só – a presença do CO2. Aliás este gás é necessário para o processo de direccionamento da radiação solar para a superfície da atmosfera porque permite o aquecimento adequado ao planeta desta forma permitindo a vida na terra.
O problema consiste na quantidade de radiação solar que deveria ser reflectida, mas que é absorvida pela nossa atmosfera. Assim, quanto menor a radiação solar reflectida para o espaço, maior será a temperatura na Terra.
Os problemas são já bem conhecidos: aumento do nível da água por consequência do degelo de grandes massas de água e paralelamente em outras áreas, a desertificação.
Sobre o CO2 e outros gases que geram o efeito estufa.
O CO2 tem um tempo de duração de 50 a 200 anos. De todos os gases responsáveis pelo efeito estufa, o CO2 é o que tem uma maior compartição. Na ordem dos 64%.
Mas temos também o Metano produzido, por exemplo nos aterros sanitários, com uma duração de vida de 9 a 15 anos, é responsável por cerca 6% do efeito estufa.
Mais informação sobre os aterros em http://www.netresiduos.com/cir/rsurb/aterros.htm
O óxido Nitroso (HNO2) que é rico em oxigénio é usado para dar potência aos motores dos automóveis comparticipa em cerca de 6 % para o efeito de estufa e tem uma duração de 120 anos.
O hexafluoreto (SF6) é um gás utilizado para o isolamento de equipamento de distribuição de energia eléctrica, desgaseificação de alumínio, fusão do magnésio e suas ligas e em processos de plasma Etching na industria electrónica, dura cerca de 3200 anos, contribui com 0,08%.
O hidrofluorcarboneto (HFC) dura 1,5 a 264 anos e tem um contributo "negligenciável" para o efeito estufa. É um conjunto de gases de refrigeração que contém hidrogénio, flúor e carbono. A ausência de cloro torna-o um gás amigo do ambiente, pois não contribui praticamente para a destruição da camada de ozónio, com excepção do uso de um componente de cloro e bromo que, estes sim, afectam a camada de ozónio. Este gás passou a ser utilizado como alternativa aos clorfluorcarbonetos (CFC).
Por fim, temos o polifluorcarboneto (CFCs) com duração de 50 a 1700 anos e responsável em 10% do efeito estufa.
Quem são os maiores responsáveis pela emissão destes gases prejudiciais?
O sector de energia, particularmente as industrias energéticas, manufactureiras e as da construção e dos transportes, pela queima de combustíveis fósseis.
Mas também o sector da agricultura, pela queima de resíduos agrícolas e de florestas.
E a incineração de resíduos e a deposição de resíduos sólidos em aterros, que como vimos acima liberta como exemplo o Metano.
Anna Pedro de Sousa

Sem comentários: