4 de julho de 2008

Fonte de alimentação AC-DC

Circuito

Conforme se pode observar no diagrama de blocos da ilustração, esta fonte apresenta:



a) Bloco ou etapa do transformador, que reduz a tensão da rede (110/220VAC) para (6 + 6) VAC, com secundários para 2A. O transformador apresenta "center-tape" no secundário; desses três terminais recolhemos directamente as tensões alternas de 6 e 12 volts.
Usaremos estas tensões para a alimentação de lâmpadas, amperímetros térmicos, pequenos motores de indução, experiências com correntes induzidas e outras situações onde a alternância, de frequência 60Hz, for necessária.


b) O segundo bloco efectua a rectificação da corrente. Usamos, para tal finalidade, uma ponte rectificadora com 4 díodos de silício, tais como 1N4004, 1N4007, BY127 etc. Estas pontes podem ser adquiridas em lojas do ramo, como um componente único, dotado de 4 terminais.
c) O bloco da filtragem, incumbe-se de minimizar as flutuações na tensão contínua obtida, constando de um condensador electrolítico de grande capacitância (adoptamos um de 2000 m F x 25 V).


d) O bloco seguinte ocupa-se da regulação electrónica da tensão de saída, mantendo-a no nível desejado. Constitui-se de um transístor de potência (2N3055), um díodo zener para referência de tensão (12 V x 400 mW) e um potenciómetro de carvão (1k ou 2k2), no qual se efectua o ajuste da tensão de saída. Um voltímetro de ferro móvel (mais barato) ou um de bobina móvel é ligado aos terminais de saída da fonte, para a leitura do valor actual da tensão.


e) O bloco de protecção contra curtos-circuitos emprega um transístor PNP de uso geral (BC558) e dois díodos (BAX17 ou BAX18). Quando acontece um indesejável curto-circuito, esta etapa é accionada reduzindo drasticamente a corrente que circula pelo transístor de potência, evitando assim danos à ponte rectificadora, no transformador e demais componentes sujeitos a sobrecargas.

Sem comentários: