23 de julho de 2008

Tipos de memórias - VI

DDR

DDR (Double Data Rate)

As DDR duplicam as taxas de transferência de uma SDRAM, pois conseguem executar dois acessos durante apenas um ciclo de máquina, enquanto as SDRAM apenas excutam um.
Para o conseguir trabalham sincronizadas com o relógio do computador e fazem acessos tanto no sentido ascendente do sinal de onda como no sentido descendente da mesma (as SDRAM, apenas acedem aos dados uma vez por ciclo de relógio).


Assim, a performance duplica, e por exemplo, um chip de 133Mhz facilmente trabalha a 266Mhz. As DDR’s são diferentes das SDRAM até no número de contactos (184 em vez dos 168) e para poderem ser instaladas num computador é necessário serem compatíveis com o seu Chipset. Numa memória SDRAM PC-133, o número "133" significa a velocidade a que a memória trabalha (133 MHz). Numa memória DDR PC-1600 não significa que ela trabalhe a 1600 MHz. Esse valor indica a taxa de transferência de MB por segundo.


Outra característica interessante das DDR é o Dual DDR, ou seja, com dois módulos de 256 MB de memória RAM DDR-333 no computador, este trabalhará com elas como sendo um conjunto de 512 MB com barramento de 64 bits (ou seja, 2.700 MB por segundo). Essa configuração em Dual DDR fará o barramento passar a 128 bits, aumentando a velocidade para 5.400 MB por segundo.
Para trabalhar com Dual DDR é necessário que a motherboard tenha esse recurso. Este esquema de funcionamento só se torna eficiente se utilizado com processadores Intel Pentium IV, AMD Athlon XP ou superiores.



Fernando António Belo

Sem comentários: