23 de julho de 2008

Tipos de memórias - VIII

DDR3

É a terceira geração das DDR SDRAM. Tem como principais melhorias em relação às suas antecessoras: uma largura de banda mais elevada devido à taxa de impulso de clock aumentada, o consumo muito reduzido (menos 40%) devido à tecnologia de fabrico de 90 nanómetros, aos seus transístores dual gate e ao pré-fetch melhorado. A sua tensão de funcionamento é 1.5V. Isto reduz o consumo de potência e a criação de calor, assim como permite configurações de memória mais densas para desempenhos mais elevados.
O buffer de 8 bits é outra vantagem em oposição ao de 4 bits da DDR2 e aos 2 bits das DDR. A sua principal aplicação tem sido o mercado das placas gráficas, onde a velocidade é cada vez mais importante e a troca de informação entre os buffers é maior. Por isso, a DDR3 torna-se uma óptima escolha para complementar o GPU.
Existem memórias DDR3 com velocidades de relógio desde de 800 a 1333 MHz, atingindo mesmo nos melhores modelos uma taxa de 1600 MHZ, com capacidade de armazenamento entre os 256MB e 2GB.

Fernando António Belo

Sem comentários: