13 de janeiro de 2009

Portugal vai ser o primeiro país do mundo a disponibilizar uma aplicação informática gratuita destinada a crianças a partir dos 6 anos, que lhes permite criar projectos animados e desenvolver o raciocínio lógico.
O programa, conhecido como "Scratch", será distribuído pelo portal Sapo, através do novo Sapo Kids, um canal inteiramente dedicado a crianças entre os 4 e 10 anos, com conteúdos próprios de entretenimento, informação e educação, anunciou a Portugal Telecom, uma das entidades que participa nesta iniciativa.
A adaptação do Scratch à língua portuguesa e à visualização no computador Magalhães, foi feita por equipas da PT Inovação e do portal Sapo, em estreita colaboração com as equipas do MIT Media Lab, que criaram o programa.
O Scratch "é um meio de programação que potencia a criatividade das crianças e ao mesmo tempo desenvolvendo a aprendizagem de conceitos matemáticos e de lógica", salienta a Portugal Telecom num comunicado.
O projecto e o novo Sapo Kids que vão estar disponíveis já este mês serão apresentados na próxima sexta-feira numa sessão em que estará presente o responsável do Scratch e professor do MIT (Massachussets Institute of Technology), Mitchel Resnick.
RCR.

in Lusa 11 de Janeiro 2008

Anna Pedro de Sousa

9 de janeiro de 2009

Breve retrospectiva histórica do Linux

Desde que foi criado por Linus Torvalds, o Linux ou “Freak” (nome original caído em desuso), tem evoluído muito até hoje.
Tomando em consideração que nos últimos 5 anos tem tido uma evolução na direcção do utilizador comum, nos últimos tempos tem havido um esforço por parte de agentes para aumentar a utilização desde SO com implementações nas escolas (as universidades há muito que implementaram o ensino de Linux e Unix).
O Linux incorporado nos modelos Magalhães é um exemplo de como existe uma intenção (nacional) para motivar as novas gerações para o futuro.
Não esquecer que foi com aparelhos como o Spectrum 16K ou Amiga (também na altura considerados pouco amigos do utilizador) que muitos engenheiros, técnicos e até freelancers criaram os Sistemas Operativos e programas relacionados.
Voltando ao tema inicial: o Linux ou Gnu/Linux poderá tornar-se no Sistema Operativo que vem revolucionar novamente o mundo informático ou auxiliar outras áreas de influência.
Uma das causas para a relutância em aderir a este SO é a falta de drivers para placas e alguma dificuldade em configurar periféricos, também o menor grau "user friendly" cria dificuldades na utilização desde SO por leigos!
Graças á Debian (um dos 3 laboratórios de desenvolvimento Linux) temos o Ubuntu 8.04 que está numa versão estabilizada; também existe o Fedora 10 da Red Hat, mas com o contra de não estar estabilizado sofrendo constantes actualizações.
A Slackware tem o SuSe e o OpenSuse que são bastante comuns também.
Podemos falar também da Caixa Magica ou do Alinex que são SO Linux feitos de Portugal!


Silas Almeida

Distribuições Linux



Silas Almeida

Cronologia do Unix

Silas Almeida

Conceitos sobre redes

Rede
Uma rede é a ligação de dois ou mais PC entre si para partilha de informação e /ou periféricos.
Há regras e procedimentos que têm que ser respeitadas para que haja uma comunicação eficaz dentro da rede e com mínimo de erros. O conjunto dessas regras e procedimentos são conhecidas por protocolos.
As máquinas interligadas, comunicam-se realizando intercâmbio de informação entre hardware, software e o utilizador, e esse processo chama-se comunicação.
A mensagem necessita de um caminho que tem que percorrer desde a sua origem ao destino dentro da rede. Este processo é conhecido informaticamente por Encaminhamento.
Um terminal ou PC necessita de um nome ou número que o identificará especificamente num grupo de computadores interligados, chama-se a este o Endereço de Nó.
Um recurso partilhado, é um dispositivo, programa ou excerto de informação usado por mais que uma aplicação ou computador.
As redes podem-se ligar usando diferentes topologias, protocolos, software e hardware:
LAN: Local Area Network (pequena rede local)
MAN: Metropolitan Area Network (+ou- 50km)
WAN: Wide Area Network (ex.: Internet, Milinet…)
Rede Cliente Servidor: é uma rede onde o servidor manda na rede (Rede com hierarquia).
Rede Peer-to-Peer, é uma rede onde não há um servidor dedicado
Rede LAWN: são redes sem fios que utilizam transmissão rádio WI-FI.


Manuel Jassi
Barramentos

Introdução
O Barramento é o componente da arquitectura que interliga todos os componentes do computador.
Trata-se de um conjunto de condutores eléctricos através dos quais passam três tipos de informação: Dados / Endereços / Controlo
• Dados – São transferidos bit a bit por cada um dos condutores;
• Endereços – Incluem o local de destino/origem dos dados;
• Controlo – Como sinais de relógio, sinais de interrupção, entre outros.

Tipos de Barramento Distintos
Barramento Local (ou de Sistema)
Barramento de Entrada/Saída



1.O Barramento Local interliga o CPU e a Memória.
É a parte do barramento que melhor desempenho deverá ter no sistema, uma vez que interliga os dois principais componentes do sistema.
2. O Barramento de Entrada/Saída interliga todos os restantes dispositivos ao barramento local.
O barramento Entrada/Saída pode ser caracterizado quanto à sua aplicação.
. A interna.
. A externa.
. E a interna e Externa.



Aplicação Interna
• Esta aplicação serve para ligar dispositivos normalizados e existentes em praticamente todos os computadores pessoais.
• Exemplos: - teclado;
- portas de série/ paralelas;
- drive de disquetes.

Aplicação Externa
A aplicação externa fornece a forma de expansão das características do computador pelo acrescento de novos dispositivos que se interligam com o sistema através de conectores – normalizados para cada barramento – e obedecendo às regras de acesso ao barramento.

PCI (Peripheral Componente Interconnect)
Criado pela Intel por ocasião do desenvolvimento do microprocessador Pentium.
Este barramento iguala, em velocidade o VLB.
Opera com 32 ou 64 bits.
Com taxas de transferência de até 132 MBs com 32 bits.
Possui suporte para o padrão PnP. Por meio deste padrão o PCI tem auto-configuração. As placas são reconhecidas e configuradas automaticamente pela BIOS e pelo sistema operativo.

AGP (Acelerated Graphics Port)
Desenvolvido pela Intel que pretendia obter uma maior taxa de transferência entre a placa CPU e a placa de vídeo.
É um barramento próprio para comunicação com placas de vídeo.
A sua principal vantagem é o uso de maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objectos tridimensionais, com alta velocidade no acesso a essas texturas para aplicação no ecrã.

Bus Mastering
O BUS Mastering é um recurso suportado por algumas arquitecturas de barramento, que permite que o controlador de discos se comunique directamente com os dispositivos, sem ocupar o processador o que significa que o chipset da motherboard que passa a monitorizar a operação
As arquitecturas de barramentos modernas, suportam o bus mastering e actualmente também quase todas as placa mães modernas suportam bus mastering.

Fire Wire
Barramento de alto desempenho desenvolvido pela Apple, usa a norma IEEE 1394 e tornou-se um padrão utilizado genericamente.
Trata-se de uma tecnologia de Input/Output de alta velocidade para conectar dispositivos digitais.
Os dispositivos de FireWire são organizados no bus numa topologia de árvore. Cada dispositivo possui um ID próprio que lhes é atribuído por ordem.

Partilha de IRQs (Interrupt Request)
Como o nome refere são interrupções de hardwares que os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção do processador.
Em síntese, o sistema operativo fecha à chave os aplicativos activos o que possibilita a utilização do processador durante algum tempo.
Quando avisado, o processador pára o que estiver a executar retomando a tarefa mais tarde.
Se não houvesse o endereço IRQ, o processador não conseguiria ler as teclas escritas no teclado, nem os cliques do rato e a sua ligação pararia sempre que se abrisse um programa…
IRQ 0 - Sinal de clock da placa mãe
IRQ 1 - Teclado
IRQ 2 – Livre
IRQ 3 – COM 2
IRQ 4 - COM 1
IRQ 5 – Disco Rígido
IRQ 6 - Drive de disquetes
IRQ 7 – Porta Paralela
IRQ 8 - Porta paralela

Plug and Play
Esta tecnologia (PnP) significa basicamente ‘ligar e usar’ e foi desenvolvida para que um computador reconheça e configure automaticamente um qualquer dispositivo que seja instalado.
Para isto se verificar são necessários barramentos compatíveis e suporte por parte da BIOS, do sistema operativo e do periférico.

Slot / Conector
É um encaixe que permite a ligação dos periféricos.
Nas motherboards encontram-se vários slots para o encaixe de placas como as de vídeo, som, modem e rede.

Alguns exemplos de slots:

ISA, que é utilizado para ligar periféricos lentos – 16 bits (placa de som e fax/modem).
PCI, utilizado pelos periféricos que exigem mais velocidade – 32 bits ( placa de vídeo).
AGC – Empregue exclusivamente por interface de vídeo – 32 bits.




USB – Universal Serial Bus
É o barramento norma para todos os dispositivos da baixo desempenho e actualmente já todas as arquitecturas chipsets tem este barramento.
Com o USB é possível ligar em simultâneo até 127 periféricos.


ISA (Industry Standart Architecture)
Este barramento é formado por slots de 8 e 16 bits presentes na motherboard e em alguns circuitos internos.
Teve a sua origem com o IBM PC, a 8 bits e foi, mais tarde, aperfeiçoado no IBM PC AT atingindo a versão de 16 bits.
Executa, portanto, estas taxas de transferência.
E um clock de 8 MHz.
As suas placas de expansão devem ser conectadas em slots ISA de 16 bits.
Porém, as de expansão ISA 8 bits podem ser conectadas, tanto em slots de 8, como de 16 bits.
Apesar de lento, ainda é muito utilizado.
As mais modernas placas de CPU Pentium possuem 2, 3 ou 4 slots ISA de 16 bits nas quais podem ser conectados diversos tipos de placas.

Organograma



Nesta figura vimos Barramento Local por onde o processador se comunica com os dispositivos essenciais da placa mãe tal como a memória RAM.
O Barramento de Dados por onde os dados são transmitidos bidireccionalmente.
O Barramento de Controle que efectua o controle do tráfego de dados sendo unidireccional.O Barramento de Endereço através do qual é feito o endereçamento, sendo um barramento unidireccional.E também os Barramento de Expansão por onde ligamos os periféricos ao computador. tal como placa de vídeo, som, etc.



Ana Pedro de Sousa




















Ana Pedro de Sousa

Teclado à prova de líquidos


A Trust lançou o BlackStream, um teclado que promete resistir a todos os salpicos.

O novo teclado da Trust, apresenta-se como um equipamento «completamente resistente ao derramamento de líquidos, que pretende ser fácil de limpar, bastando para isso um simples pano».Segundo a marca, o equipamento foi «feito a pensar no conforto e na facilidade de utilização», com um apoio sólido para as mãos e 17 teclas multimédia, para um acesso directo ao browser, caixa de correio electrónico, e media player, entre outros.
Mário Pitta Groz

Recuperação de dados

Boa dica para aceder aos dados de um disco rígido de outro computador que bloqueia o acesso ao mesmo, com o objectivo de recuperar os mesmos.
Botão direito na pasta/disco "Propriedades", separador "Segurança" , botão "Avançadas", separador "Proprietário", escolhe o seu utilizador e activa a caixa "Substituir proprietário em subcontentores e objectos ".
Se por acaso o separador segurança não estiver visível, nas opções de pastas colocar o ponto em mostrar pastas e ficheiros ocultos.


Luis Silva

Regras básicas para redes e TCP/IP

Modelo antigo de rede

Entre 1960 e 1985 é predominante o uso de um grande super computador ligado a um conjunto de terminais. [Anfitrião – terminal instalação]

Todo o processamento é feito no Anfitrião. Um terminal é simplesmente um aparelho de I/O [via Teclado, saída ou ecrã]. O Anfitrião é o gargalo e o ponto central de falha.

1985 – Presente

A rede utiliza postos de trabalho ligados por LAN [Local Area Network]. Uma rede é uma ligação de 2 ou mais computadores distintos com partilha assegurada a ligação entre eles. Partilham dados periféricos e aplicações. Para que haja informação tem de haver comunicação em os dois sentidos [emissor – receptor].

A Internet é uma colecção de Redes que são conectados por Routers. O Router utiliza as três camadas mais baixas: Física, Dados e Rede.
A Internet é uma rede Mundial específica [www World Wide Web] que é gerido por Internic e utiliza protocolos de TCP/IP.

InterNIC — Public Information Regarding Internet Domain Name Registration Services
ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers
World Wide Web Consortium
(W3C) develops interoperable technologies (specifications, guidelines, software, and tools) to lead the Web to its full potential.

Partilha dos recursos. Tais recursos incluem dispositivos de hardware de armazenamento em disco e impressoras e softwares (programas + dados).
Maior fiabilidade. É atingível e obtido por periféricos e replicação dos dados. O seu crescimento incremental é mais barato.
Processamento distribuído. Isto dá-se sob a forma de cliente / servidor de aplicações (como explorador web / servidor web) e clustering.
Promover a comunicação entre os utilizadores da rede através da partilha de recursos e de e-mail.
Tem dois computadores a trocar dados, mas conte para o seguinte.
Os dois computadores podem estar localizados no mesmo quarto ou separados por milhares de quilómetros. Os dois computadores podem ter diferentes fabricantes e sistemas operativos diferentes e podem utilizar diferentes ordenações em multi-byte de dados e podem ter diferentes codificações de caracteres de texto.
A Concepção deve permitir a continuação do uso de tecnologias existentes e ao mesmo tempo abraçando novas tecnologias

International Standards Organization (ISO) (OSI) este modelo foi desenvolvido, com base na sua recomendação, sob a forma de sete camadas.
Os princípios das camadas:
Cada camada deve representar uma abstracção a diferentes níveis, para onde seja necessário e deve definir bem as suas funções.
O fluxo de informação entre as camadas deve ser mínima.
O número de camadas deve ser óptimo, não demasiadas nem muito poucas.
A norma é uma especificação com concordância Internacional de algum tipo de produto ou serviço.
Exemplos: papel tamanho A4

Um protocolo é um acordo (contrato) entre os dois (ou mais) partes de realizar uma tarefa comum.
Exemplos: duas pessoas a apertar as mãos

Uma rede de comunicação (na aplicação das camadas inferiores), especifica o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre os dois peers (na mesma camada) de entidades. Basicamente um protocolo de rede especifica o controle em cabeçalho e sua interpretação.

Exemplos:
Gestão. Camada de protocolo: HTTP usado entre explorador de Internet e servidor
Protocolo de camada de rede: IP (Internet Protocol)
Data Link Layer Protocol: Point-to-Point Protocol (PPP)
- utilizado entre dois routers ligados por linhas telefónicas
Uma rede de comunicação (na aplicação das camadas inferiores), especifica o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre os dois peers (na mesma camada) de entidades. Basicamente um protocolo de rede especifica o controle em cabeçalho e sua interpretação.

Camadas de protocolos são projectadas de modo que a camada n no destino recebe exactamente o mesmo objecto enviado pela camada n na fonte.
Os protocolos são normas que especificam a forma como os dados estão representados na máquina a serem transferidos de uma para outra.
O TCP / IP: Transmission Control Protocol / Internet Protocol
Interface de aplicações com camada TCP para comunicar com outras aplicações peer

O TCP / IP é a criança prodigio da ARPANET, que foi desenvolvido pela E.U.A. DoD (Departamento de Defesa) projecto apoiado por (Advanced Research Project Agency).
O TCP / IP foi inicialmente definido em 1974, destinado a ser utilizado para a comunicação distantes geograficamente.
O TCP/IP tem evoluído com muitas melhorias desde então.
A Universidade de Berkeley ter incorporado o TCP / IP em suas BSD Unix. A popularidade do TCP / IP (mais simples que o modelo ISO-OSI) , fornece uma solução elegante para comunicação de dados em todo o mundo.
A Independência de hardware de rede específicas permite que o TCP/IP integre vários tipos de redes (Ethernet, dial-up)
O TCP / IP é usado em redes LAN e WAN.
O esquema de endereçamento comum de cada anfitrião na Internet tem um endereço exclusivo. Existem protocolos padronizados de alto nível para a rede de serviços disponíveis em todo o mundo.

Ricardo Miguel nº 16

Texto de opinião

Os textos de opinião devem ser breves, claros na interpretação dos factos, opinativos, mas devidamente fundamentados sem ferirem a ética e o rigor da escrita. A opinião tem na polissemia um poderoso aliado, pois procura sempre apresentar uma visão crítica, tentando induzir o receptor e levá-lo a compartilhar das suas posições. Os recursos expressivos, quer depreciativos quer laudatórios, são, frequentemente polissémicos e presentes através das metáforas e das metonímias.A opinião volta-se para o juízo que cada um ou o grupo (opinião pública) tem sobre alguma coisa. Há uma enorme carga subjectiva na forma de ver a realidade. Podemos recorrer à definição de Platão que diz que a opinião (em grego, doxa) é um juízo sobre os seres do mundo sensível, sendo o seu ponto de partida a sensação que se torna como uma síntese das sensações anteriores. Daí o seu carácter arbitrário que pode traduzir ideias verdadeiras ou falsas. A opinião apresenta os factos, como a informação, enquadrando-os no respectivo contexto, relaciona-os, através de uma interpretação, e elabora um juízo de valor sobre eles. Na opinião, o autor escolhe o ângulo de abordagem dos acontecimentos e das situações, mas não se preocupa com a distanciação nem com a simples explicação imparcial, característica da interpretação. Enquanto a notícia dá a informação, a interpretação explica os factos e as razões, a opinião adianta juízos de valor.Na comunicação social, a opinião surge, frequentemente, em forma de editorial (geralmente, assinado por um elemento da direcção editorial) a fazer a apreciação sobre os acontecimentos marcantes da actualidade; de um comentário (assinado por um director, editor ou jornalista) ou artigo de fundo, que permite a interpretação e a apreciação valorativa sob o seu próprio ponto de vista; e em forma de artigo de opinião, propriamente dita (assinado por um jornalista ou qualquer outra pessoa convidada), que pode abordar questões diversas desde factos noticiados a questões de arte, de literatura, de cinema ou televisão ou artigos de divulgação científica. O editorial distingue-se dos restantes textos de opinião ao exprimir a opinião e a cultura da empresa como um todo; os outros textos são da responsabilidade apenas dos seus autores.A opinião tem por finalidade informar e influenciar, nomeadamente a nível político ou ideológico. Os opinion makers utilizam os dados da realidade para, a partir deles, convencer.
Este conteúdo foi retirado do site da Infopedia ( http://www.infopedia.pt/$texto-de-opiniao) por Nuno Mesquita e serviu para me elucidar em relação à pergunta numero 5.1 do trabalho sobre o filme " Os lisboetas " da disciplina de C.L.C

Lifehacker

http://lifehacker.com/
O que é ?

Um dos maiores e mais poderosos sites sobre a questão da produtividade. Tecnicamente avançado usa ferramentas on-line para aumentar a eficiencia

Porquê ?

O lifehacker respeita os leitores e só publica artigos de alta qualidade. Aqui encontra guias como " as melhores ferramentas para melhorar a sua vida digital"

Comentário:
O lifehacker é algo inspirado por GTD, um método de produtividade desenvolvido pelo guru e autor de best-sellers David allen. É bastante exigente para os leitores.
http://lifehacker.com/
Retirei esse artigo no Jornal Metro gratuito. Ass: Martins

As cinco melhores inovações dos próximos anos.




A IBM revelou cinco inovações que vão mudar as nossas vidas nos próximos cinco anos no relatório anual “IBM Next Five in Five”.


De acordo com um comunicado da IBM, as tecnologias de energia solar vão ser utilizadas no asfalto, nas tintas e até nas janelas, com a criação de células cem vezes mais finas que as actuais e que podem ser produzidas a preços mais baixos.


O estudo e análise de ADN vão se desenvolver ao ponto de serem criados medicamentos personalizados. A interacção com a Internet far-se-á por voz e, nas lojas, a assistência vai ser feita por sistemas digitais, como por exemplo quiosques onde é possível fotografar diferentes combinações que podem ser enviadas por SMS ou e-mail.


Por último, a memória vai receber um precioso auxílio, por parte de aplicações inteligentes portáteis e estáticas, como microfones e câmaras que gravam momentos do dia-a-dia e que disponibilizam o resultado em ecrãs que nos acompanham.


Comentário:
Lancemos um olhar á invenção mais revolucionária no presente ,em minha opinião, onde as preocupações energéticas e ambientais transportam os nossos sonhos para o futuro:

Asfalto que produz energia. Uma empresa israelita desenvolveu uma forma de produção de energia, baseada no conceito de aproveitamento das vibrações criadas pelos carros nas estradas.

A ideia de se produzir energia através de vibrações captadas por cristais piezoeléctricos não é propriamente nova. O que é inovador na proposta da Innowattech é o método.
O sistema vai começar a ser testado numa secção de 100 metros de uma estrada no norte de Israel já em Janeiro de 2009, onde serão instalados cristais piezoeléctricos por baixo do alcatrão.
De acordo com o inventor, Haim Abramovic, esta tecnologia vai permitir gerar uma potência eléctrica de 500 kilowatts por cada quilómetro de uma estrada movimentada. Se funcionar, o sistema poderá ser aplicado a linhas férreas e a pistas de aeroportos.

Comentário:
Afinal o governo Português não dorme, durante 30 anos apostamos todos os nossos recursos em kilometros de vias e nos meios de transporte para podermos por fim resolver o nosso deficit energético agora. Sempre fomos visionários e o nosso presente é prever e apostar no futuro para melhorar o nosso presente com iniciativa e engenho.
A empresa disponibiliza uma demonstração desta tecnologia num vídeo em http://www.innowattech.co.il/swf/roadway.htm.
Fonte oficial
Site da Exame Informática
Publicado por:
Carlos Cunha

Batalhas do Super-zoom.


MD#236 - Batalhas do Super-zoom
08 de Jan de 2009 •

As máquinas fotográficas querem-se com um bom zoom. Mas afinal, até onde é que é possível aproximar uma imagem numa máquina fotográfica digital que não custe um balúrdio?
A resposta, até agora, era: vinte vezes. Uma da máquinas capazes de atingir esse zoom
até foi notícia por outras (estupendas) razões aqui no mundo digital.

Mas esse número já foi ultrapassado pela Kodak que apresentou a Z980 com um zoom até 24x.

Pena é que este recorde só tenha durado umas três horas.

Na conferência de imprensa a Olympus saiu-se com a Z590 UZ, que sai da caixa com uma lente que permite um zoom até 26x.

Se o que procura é uma máquina que caiba no bolso, tenha debaixo de olho a Olympus Stylus 9000. O zoom é imbatível.

Pelo menos, nas últimas três horas ninguém lá chegou.

E a CES2009 ainda não acabou.

In tsf.pt
Fernando Silva

Palm tem novo smartphone



A empresa apresentou um novo smartphone na CES, designado por Pre.


O novo smartphone tem um ecrã multi táctil curvilíneo, com 3,1 polegadas e uma resolução de 320x480 pixéis. A unidade exibe um único botão central e um teclado QWERTY deslizante, que se mantém escondido atrás do ecrã. O acelerómetro embutido permite ao telefone ser usado na vertical ou horizontal.
Este smartphone utiliza um novo sistema operativo designado por webOS e inclui um processador OMAP que a Palm afirma ser poderoso o suficiente para providenciar desempenho ao nível de um portátil.
Ainda no campo das especificações, o Pre inclui Wi-Fi 802.11g, GPS, Bluetooth estéreo, câmara de 3 MP e 8 GB de memória interna.
O Palm Pre será lançado nos EUA na primeira metade de 2009, com o operador Sprint. Não há qualquer informação sobre a eventual disponibilidade deste modelo na Europa. Por outro lado, o Pre funciona com tecnologia EV-D, indisponível no velho continente, pelo que a não ser que seja lançado uma nova versão, não funcionará por cá.
Manuel Jassi
In Exame Informática

Aumentar o tamanho das letras na internet.

Aumentar o tamanho das letras na internet
12 de Set de 2008 •

Já lá vai o tempo em que os sites eram construidos como um bloco em que não se podia tocar. Agora, graças a uma tecnologia chamada CSS, os webmasters têm a vida facilitada porque sabem que os sites que controem se vão adaptar aos ecrãs dos computadores de quem os visita.
Mas há uma mania ainda se mantém e que me chateia profundamente: em muitos sites o tamanho das letras continua a ser pequeniníssimo. Os ecrãs estão cada vez mais gigantescos, mas mais nada cresce! Confesso que já não tenho paciência para sites com aquela letra miudinha que parece ser a mesma usada nos contratos pelas seguradoras. É ilegível e contraproducente.

Ora, o que vale é que os programas que permitem navegar pela net já têm formas de contornar isso. No entanto, vá-se lá saber porquê, é algo de que não se fala como seria suposto.

Assim sendo, cá fica a dica:
Carregar em "CTRL +" para aumentar tamanho das letras
Carregar em "CTRL -" para diminuir o texto
Carregar em "CTRL 0" para repôr o original

Penso que estes atalhos funcionam em todos os principais browsers: Firefox (recomendado), Opera, Chrome, Safari, Internet Explorer. De qualquer maneira, pode-se sempre ir aos menus e encontrar por lá o "zoom".

In tsf.pt

Fernando Silva

Microsoft sabia que a Xbox 360 danificava os discos

Muitos foram os que se queixaram com o facto da consola da Microsoft danificar os discos, muitos até reclamaram junto da empresa norte-americana mas poucos obtiveram uma resposta concreta.
Os disco eram danificados sempre que se deslocava a consola com os mesmos em movimento, e mesmo um aviso colocado na consola alertando os consumidores não foi suficiente para impedir que tal acontecesse.
Numa recente acção social contra a Microsoft podemos ler que a mesma sabia desse problema quando lançou a máquina para o mercado em Novembro de 2005. Os engenheiros ficaram a saber de tal facto em Setembro de 2005 quando receberam os primeiros relatos de que os discos se deslocavam, sendo essa a causa para o problema.
O problema parece ter origem na alta velocidade de leitura dos leitores da consola, 7500 RPM contra as 4000 RPM da PS3 e 3500 RPM da Wii. Foram várias as tentativas para solucionar o problema desde a redução da velocidade de leitura até à implementação de um "pára-choques" de borracha.


In: EuroGamers

Hélio Matias

Pacotes TCP/IP

Este video ilustra de forma simples o funcionamento do tráfego por pacotes numa rede (Internet incluida).

Teste de DNA 23AndMe, a invenção do ano.




10 de Nov de 2008 •


A
Time decretou que o kit de diagnóstico 23andMe é a invenção de 2008.
Sendo assim, para variar, o vencedor foi um autêntico desconhecido, mas com potencial para alterar os nossos hábitos.

Este 23andMe é uma espécie de produto vindo do futuro. Na prática um teste ao DNA, composto por um kit que inclui um funil e um tubo de ensaio. E um selo dos correios.
O utente só tem que cuspir um pouco de saliva para dentro do funil, fecha-lo hermiticamente e envia-lo de volta para os Estado Unidos.

Aí, nos laboratórios da 23andMe (que pertence à esposa de um dos criadores do Google) o ADN do utente é analizado de forma a que se conheçam as probabilidades (repito: probabilidades) de se vir a contrair determinada doença. Maleitas cuja sina pode ser lida na palma dos cromossomas.

Com este tipo de medicina mais do que preventiva, poderemos um dia ter medicamentos feitos à medida.

Para já, garante análises clinicas e respectivas probabilidades de se vir a padecer de problemas como:

Doença de Crohn
Intolerância ao leite
Cancro da próstata
Psoríase
Diabetes do tipo 1 e 2
Parkinson
Resistência à malária
Mas permite também ficar a saber muito mais.

Custa apenas $399, mas nem tudo são rosas. Imagine que um dia as seguradoras começam a oferecer seguros, baseando-se na probabilidade que o cliente tem de vir a contrair, por exemplo, cancro na próstata. Será que alguma garantirá o seguro de vida a alguém nesta condição?
In tsf.pt
Fernando Silva

Processadores



AMD Phenom II e Athlon Neo quase a chegar


O fabricante de processadores apresentará duas grandes novidades no Consumer Electronics Show (CES), que começa a 8 de Janeiro. A eterna rival da Intel vai ter um 2009 cheio de novidades, de modo a tentar recuperar quota de mercado e lutar pelo melhor desempenho, tanto nos PC de secretária como nos portáteis.
Tudo aponta para que a AMD aproveite a edição de 2009 do CES para começar o seu ataque à líder Intel. O processador mais aguardado é o Phenom II, que marca a entrada da AMD nos processadores de 45 nanómetros para PC de secretária.
Alguns benchmarks não oficiais, que entretanto surgiram em diferentes sites na Internet, parecem indicar que o Phenom II cumprirá o prometido pela AMD, conseguindo competir de igual para igual com o Core i7 da Intel.
A Exame Informática já está a testar este processador, (na edição n.º 164, que chega às bancas no final de Janeiro – entretanto, fique atento ao nosso site).
Outra novidade não tão badalada, mas não menos importante, é o Athlon Neo (plataforma Yukon). A AMD acredita que o processador e a respectiva plataforma serão capazes de criar uma nova e apetecida categoria de portáteis, algures entre os netbooks e os ultraportáteis mais dispendiosos.
O Athlon Neo, um processador a 1,6 GHz, será montado em conjunto com os chips gráficos Radeon X1250 ou HD3410, o que permitirá criar portáteis compactos e económicos, mas capazes de correr aplicações relativamente exigentes.
Os rumores apontam para preços entre os 700 e os 1400 dólares. Ou seja, apenas um pouco mais caros do que os melhores netbooks, mas bem mais económicos do que os ultraportáteis de desempenho equivalente.
A meados de Dezembro, a AMD lançou processadores para computadores de baixo custo .
Na Intel, já se começou a trabalhar na arquitectura de 32 nanómetros .
Henrique Ferreira
Artigo da revista "Exame Informática"

NDrive S400 à venda.

NDrive S400 à venda
18 de Dez de 2008 •

Já está à venda o segundo telemóvel da marca portuguesa NDrive. Este chama-se NDrive S400 e, desta vez sim, parece que a NDrive acertou em cheio.
Por fora parece-me bem bonito e as especificações vão pelo mesmo caminho. Tem um processador bem rápido, um ecrã VGA, GPS (com imagens foto-aéreas), TV-Out, sensor de inclinação, rádio, WiFi e Bluetooth, câmara de 3MP e por fim, mas não por último, permite a ligação à internet por banda-larga.
O sistema operativo é o Windows Mobile 6.1 que, apesar de um pouco complicado, é o mais avançado que se encontra no mercado.
A NDrive recomenda que seja vendido a 479 euros. Se for tão bom cá fora como parece ser no papel, então não é um mau negócio.
In tsf.pt
Fernando Silva

2009, um ano difícil para a Apple

2009, um ano difícil para a Apple

Apesar de tudo, 2008 foi um ano de ouro para a marca da maçã. Vendeu imensos iphones, macbooks e músicas sem fim através do iTunes.
Mas a fartura pode estar bem perto do fim. Primeiro, porque a Microsoft está a tratar do Windows 7, que se espera ser a versão funcional do Windows Vista, depois porque 2009 não vai ser o ano dos "telemóveis" e por fim, porque Steve Jobs não parece (e não está) bem de saúde.
Ontem foi o dia em que a marca fez a apresentação das novidades para os meses que se seguem. Infelizmente, a maior parte das coisas que a Apple resolveu ali mostrar resultam em pouco mais do que um bocejo e assim, tudo aponta para que este ano a Apple não encontre muitas razões para celebrar. Os próximos meses serão importantes.
Para a Apple, quanto mais tarde a Microsoft lançar o Windows 7, melhor.

In tsf.pt


Fernando Silva

A Internet na Divulgação da Cultura Portuguesa

Desde 8 do corrente estão disponíveis, sem restrições, na Biblioteca Digital Luís de Camões uma vasta colecção de documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. Para consulta estão, igualmente, textos de grandes autores portugueses já falecidos.
Esses documentos incluem textos literários, pautas musicais, ensaios, poemas e estudos científicos.
Na opinião do Instituto "esta nova ferramenta em linha revela-se de importância decisiva para uma comunidade linguística com mais de 220 milhões de falantes e também para um número crescente de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela cultura portuguesa e que pretendem estudar o português". Alega ainda o Instituto que "os dados conhecidos sobre a circulação do livro português nos PALOP (Países africanos de língua oficial portuguesa) reforçam a extrema necessidade de uma ferramenta com estas características que, em articulação com os centros culturais e centros de língua portuguesa, poderá potenciar em grande medida o acesso à cultura portuguesa escrita".

Pela riqueza do site e agora com mais esta mais valia, sugerimos uma visita ao site:

http://www.instituto-camoes.pt/cvc/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
Ana Pedro de Sousa

Usar a BIOS para vigiar o estado do PC



Podemos usar a função Smart para monitorizar o nosso disco rígido. Esta função permite prever erros antes dos mesmos acontecerem.
Os ecrãs PC Health ou System Monitor, apresentam detalhes sobre a temperatura do CPU e do sistema e as velocidades das ventoinhas. Se as ventoinhas não funcionarem em condições corremos o risco de todo o nosso sistema "arder".
Para entrar na BIOS, normalmente basta pressionar as teclas DELETE ou F2 (conforme as BIOS)

Windows 7 Beta

  • Com apresentação em Las Vegas,Windows 7 beta é lançado no "Consumer Electronics Show 2009". O Ceo Steve Ballmer referencía "Eu acredito que o Windows se manterá no centro tecnológico do sistema solar das pessoas. Nós estamos a fornecer os ingredientes certos: simplicidade, confiabilidade e velocidade, estamos a trabalhar no duro para ter tudo certo e tê-lo pronto"

Ricardo Miguel nº 16

Novo Magalhães


"Chegará em Setembro, a tempo do novo ano lectivo, e traz várias novidades. A começar pelo desenho português, desenvolvido pelo Centro para a Excelência na Indústria Automóvel (CEIIA) em colaboração com a JP Sá Couto e Intel.
Dentro da máquina existirá um disco rígido de maior capacidade (de 80 a 160 GB); ranhura para ligação 3G ou mesmo WiMax; e sistema automático de acerto de brilho, para que a leitura do ecrã seja fácil, quer o portátil esteja no interior ou no exterior.
Por fora, a grande diferença é o ecrã de maior dimensão, com 10,1”, e a saída VGA para ligação a um monitor externo. O portátil será ainda acompanhado por uma caneta digitalizadora para permitir a escrita manual.
Durante a apresentação, a JP Sá Couto informou que ainda não existem acordos estabelecidos com os operadores de telecomunicações ou com o Governo português para a inclusão da nova máquina no projecto e-escolinhas. No entanto, o fabricante está totalmente disponível para o efeito.
João Paulo Sá Couto, administrador da JP Sá Couto, confirmou à Exame Informática que o novo Magalhães não significará o fim do modelo anterior, que continuará a ser produzido e comercializado. O responsável acredita que os dois modelos têm públicos próprios, acrescentado que «o primeiro Magalhães será provavelmente mais interessante para a situação em que o computador fica na escola, enquanto o novo é melhor para os alunos que levam o portátil par casa».
A empresa aproveitou ainda para divulgar dados sobre a comercialização do Magalhães, dos quais já terá produzido 230 mil unidades. Segundo João Paulo Sá Couto, apenas 50 mil unidades já chegaram aos alunos no âmbito do projecto e-escolinhas, justificando o atraso com problemas relacionados com a distribuição. O administrador da empresa que fabrica o pequeno portátil acredita que os problemas já foram resolvidos e que dentro de pouco tempo as máquinas serão entregues aos restantes alunos.
A capacidade de produção actual anunciada pela JP Sá Couto é de 150 mil unidades por mês, valor que subirá para 250 mil em Abril e 500 mil no primeiro. Prevê-se a abertura de uma nova fábrica em Junho, onde será produzido o novo Magalhães, que aumentará a capacidade de produção para 500 mil unidades/mês durante o último trimestre deste ano. "
In Exame Informática