9 de janeiro de 2009

Breve retrospectiva histórica do Linux

Desde que foi criado por Linus Torvalds, o Linux ou “Freak” (nome original caído em desuso), tem evoluído muito até hoje.
Tomando em consideração que nos últimos 5 anos tem tido uma evolução na direcção do utilizador comum, nos últimos tempos tem havido um esforço por parte de agentes para aumentar a utilização desde SO com implementações nas escolas (as universidades há muito que implementaram o ensino de Linux e Unix).
O Linux incorporado nos modelos Magalhães é um exemplo de como existe uma intenção (nacional) para motivar as novas gerações para o futuro.
Não esquecer que foi com aparelhos como o Spectrum 16K ou Amiga (também na altura considerados pouco amigos do utilizador) que muitos engenheiros, técnicos e até freelancers criaram os Sistemas Operativos e programas relacionados.
Voltando ao tema inicial: o Linux ou Gnu/Linux poderá tornar-se no Sistema Operativo que vem revolucionar novamente o mundo informático ou auxiliar outras áreas de influência.
Uma das causas para a relutância em aderir a este SO é a falta de drivers para placas e alguma dificuldade em configurar periféricos, também o menor grau "user friendly" cria dificuldades na utilização desde SO por leigos!
Graças á Debian (um dos 3 laboratórios de desenvolvimento Linux) temos o Ubuntu 8.04 que está numa versão estabilizada; também existe o Fedora 10 da Red Hat, mas com o contra de não estar estabilizado sofrendo constantes actualizações.
A Slackware tem o SuSe e o OpenSuse que são bastante comuns também.
Podemos falar também da Caixa Magica ou do Alinex que são SO Linux feitos de Portugal!


Silas Almeida

Sem comentários: