9 de janeiro de 2009

Processadores



AMD Phenom II e Athlon Neo quase a chegar


O fabricante de processadores apresentará duas grandes novidades no Consumer Electronics Show (CES), que começa a 8 de Janeiro. A eterna rival da Intel vai ter um 2009 cheio de novidades, de modo a tentar recuperar quota de mercado e lutar pelo melhor desempenho, tanto nos PC de secretária como nos portáteis.
Tudo aponta para que a AMD aproveite a edição de 2009 do CES para começar o seu ataque à líder Intel. O processador mais aguardado é o Phenom II, que marca a entrada da AMD nos processadores de 45 nanómetros para PC de secretária.
Alguns benchmarks não oficiais, que entretanto surgiram em diferentes sites na Internet, parecem indicar que o Phenom II cumprirá o prometido pela AMD, conseguindo competir de igual para igual com o Core i7 da Intel.
A Exame Informática já está a testar este processador, (na edição n.º 164, que chega às bancas no final de Janeiro – entretanto, fique atento ao nosso site).
Outra novidade não tão badalada, mas não menos importante, é o Athlon Neo (plataforma Yukon). A AMD acredita que o processador e a respectiva plataforma serão capazes de criar uma nova e apetecida categoria de portáteis, algures entre os netbooks e os ultraportáteis mais dispendiosos.
O Athlon Neo, um processador a 1,6 GHz, será montado em conjunto com os chips gráficos Radeon X1250 ou HD3410, o que permitirá criar portáteis compactos e económicos, mas capazes de correr aplicações relativamente exigentes.
Os rumores apontam para preços entre os 700 e os 1400 dólares. Ou seja, apenas um pouco mais caros do que os melhores netbooks, mas bem mais económicos do que os ultraportáteis de desempenho equivalente.
A meados de Dezembro, a AMD lançou processadores para computadores de baixo custo .
Na Intel, já se começou a trabalhar na arquitectura de 32 nanómetros .
Henrique Ferreira
Artigo da revista "Exame Informática"

Sem comentários: