9 de janeiro de 2009

Regras básicas para redes e TCP/IP

Modelo antigo de rede

Entre 1960 e 1985 é predominante o uso de um grande super computador ligado a um conjunto de terminais. [Anfitrião – terminal instalação]

Todo o processamento é feito no Anfitrião. Um terminal é simplesmente um aparelho de I/O [via Teclado, saída ou ecrã]. O Anfitrião é o gargalo e o ponto central de falha.

1985 – Presente

A rede utiliza postos de trabalho ligados por LAN [Local Area Network]. Uma rede é uma ligação de 2 ou mais computadores distintos com partilha assegurada a ligação entre eles. Partilham dados periféricos e aplicações. Para que haja informação tem de haver comunicação em os dois sentidos [emissor – receptor].

A Internet é uma colecção de Redes que são conectados por Routers. O Router utiliza as três camadas mais baixas: Física, Dados e Rede.
A Internet é uma rede Mundial específica [www World Wide Web] que é gerido por Internic e utiliza protocolos de TCP/IP.

InterNIC — Public Information Regarding Internet Domain Name Registration Services
ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers
World Wide Web Consortium
(W3C) develops interoperable technologies (specifications, guidelines, software, and tools) to lead the Web to its full potential.

Partilha dos recursos. Tais recursos incluem dispositivos de hardware de armazenamento em disco e impressoras e softwares (programas + dados).
Maior fiabilidade. É atingível e obtido por periféricos e replicação dos dados. O seu crescimento incremental é mais barato.
Processamento distribuído. Isto dá-se sob a forma de cliente / servidor de aplicações (como explorador web / servidor web) e clustering.
Promover a comunicação entre os utilizadores da rede através da partilha de recursos e de e-mail.
Tem dois computadores a trocar dados, mas conte para o seguinte.
Os dois computadores podem estar localizados no mesmo quarto ou separados por milhares de quilómetros. Os dois computadores podem ter diferentes fabricantes e sistemas operativos diferentes e podem utilizar diferentes ordenações em multi-byte de dados e podem ter diferentes codificações de caracteres de texto.
A Concepção deve permitir a continuação do uso de tecnologias existentes e ao mesmo tempo abraçando novas tecnologias

International Standards Organization (ISO) (OSI) este modelo foi desenvolvido, com base na sua recomendação, sob a forma de sete camadas.
Os princípios das camadas:
Cada camada deve representar uma abstracção a diferentes níveis, para onde seja necessário e deve definir bem as suas funções.
O fluxo de informação entre as camadas deve ser mínima.
O número de camadas deve ser óptimo, não demasiadas nem muito poucas.
A norma é uma especificação com concordância Internacional de algum tipo de produto ou serviço.
Exemplos: papel tamanho A4

Um protocolo é um acordo (contrato) entre os dois (ou mais) partes de realizar uma tarefa comum.
Exemplos: duas pessoas a apertar as mãos

Uma rede de comunicação (na aplicação das camadas inferiores), especifica o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre os dois peers (na mesma camada) de entidades. Basicamente um protocolo de rede especifica o controle em cabeçalho e sua interpretação.

Exemplos:
Gestão. Camada de protocolo: HTTP usado entre explorador de Internet e servidor
Protocolo de camada de rede: IP (Internet Protocol)
Data Link Layer Protocol: Point-to-Point Protocol (PPP)
- utilizado entre dois routers ligados por linhas telefónicas
Uma rede de comunicação (na aplicação das camadas inferiores), especifica o formato e o significado das mensagens que são trocadas entre os dois peers (na mesma camada) de entidades. Basicamente um protocolo de rede especifica o controle em cabeçalho e sua interpretação.

Camadas de protocolos são projectadas de modo que a camada n no destino recebe exactamente o mesmo objecto enviado pela camada n na fonte.
Os protocolos são normas que especificam a forma como os dados estão representados na máquina a serem transferidos de uma para outra.
O TCP / IP: Transmission Control Protocol / Internet Protocol
Interface de aplicações com camada TCP para comunicar com outras aplicações peer

O TCP / IP é a criança prodigio da ARPANET, que foi desenvolvido pela E.U.A. DoD (Departamento de Defesa) projecto apoiado por (Advanced Research Project Agency).
O TCP / IP foi inicialmente definido em 1974, destinado a ser utilizado para a comunicação distantes geograficamente.
O TCP/IP tem evoluído com muitas melhorias desde então.
A Universidade de Berkeley ter incorporado o TCP / IP em suas BSD Unix. A popularidade do TCP / IP (mais simples que o modelo ISO-OSI) , fornece uma solução elegante para comunicação de dados em todo o mundo.
A Independência de hardware de rede específicas permite que o TCP/IP integre vários tipos de redes (Ethernet, dial-up)
O TCP / IP é usado em redes LAN e WAN.
O esquema de endereçamento comum de cada anfitrião na Internet tem um endereço exclusivo. Existem protocolos padronizados de alto nível para a rede de serviços disponíveis em todo o mundo.

Ricardo Miguel nº 16

Sem comentários: