9 de janeiro de 2009

As cinco melhores inovações dos próximos anos.




A IBM revelou cinco inovações que vão mudar as nossas vidas nos próximos cinco anos no relatório anual “IBM Next Five in Five”.


De acordo com um comunicado da IBM, as tecnologias de energia solar vão ser utilizadas no asfalto, nas tintas e até nas janelas, com a criação de células cem vezes mais finas que as actuais e que podem ser produzidas a preços mais baixos.


O estudo e análise de ADN vão se desenvolver ao ponto de serem criados medicamentos personalizados. A interacção com a Internet far-se-á por voz e, nas lojas, a assistência vai ser feita por sistemas digitais, como por exemplo quiosques onde é possível fotografar diferentes combinações que podem ser enviadas por SMS ou e-mail.


Por último, a memória vai receber um precioso auxílio, por parte de aplicações inteligentes portáteis e estáticas, como microfones e câmaras que gravam momentos do dia-a-dia e que disponibilizam o resultado em ecrãs que nos acompanham.


Comentário:
Lancemos um olhar á invenção mais revolucionária no presente ,em minha opinião, onde as preocupações energéticas e ambientais transportam os nossos sonhos para o futuro:

Asfalto que produz energia. Uma empresa israelita desenvolveu uma forma de produção de energia, baseada no conceito de aproveitamento das vibrações criadas pelos carros nas estradas.

A ideia de se produzir energia através de vibrações captadas por cristais piezoeléctricos não é propriamente nova. O que é inovador na proposta da Innowattech é o método.
O sistema vai começar a ser testado numa secção de 100 metros de uma estrada no norte de Israel já em Janeiro de 2009, onde serão instalados cristais piezoeléctricos por baixo do alcatrão.
De acordo com o inventor, Haim Abramovic, esta tecnologia vai permitir gerar uma potência eléctrica de 500 kilowatts por cada quilómetro de uma estrada movimentada. Se funcionar, o sistema poderá ser aplicado a linhas férreas e a pistas de aeroportos.

Comentário:
Afinal o governo Português não dorme, durante 30 anos apostamos todos os nossos recursos em kilometros de vias e nos meios de transporte para podermos por fim resolver o nosso deficit energético agora. Sempre fomos visionários e o nosso presente é prever e apostar no futuro para melhorar o nosso presente com iniciativa e engenho.
A empresa disponibiliza uma demonstração desta tecnologia num vídeo em http://www.innowattech.co.il/swf/roadway.htm.
Fonte oficial
Site da Exame Informática
Publicado por:
Carlos Cunha

Sem comentários: