4 de novembro de 2008

Topologias de Redes - III


Topologia em Anel

Cada computador está ligado a outros dois ao longo de um circuito fechado.
A informação circula num determinado sentido já pré-definido.
Cada computador inclui um dispositivo de recepção e transmissão.
Os dispositivos receptores/emissores permitem receber a informação e caso ela não se destine a um determinado PC passá-la a outro.

Vantagens :

Diagnóstico e isolamento de avarias facilitado através dos pontos de concentração;
Fácil expansão a partir dos pontos de concentração;
Economia de cablagem: Facilita a instalação;

Desvantagens :

Custo do equipamento de concentração;
São necessários pontos de concentração inteligentes;


Topologias de Redes - II


Topologia em Estrela



Cada computador está ligado a um ponto central – HUB.
O HUB/Switch recebe os sinais provenientes dos vários computadores.
O HUB/Switch envia os sinais que recebe aos outros computadores na rede local.


Vantagens :
Facilidade de modificação do sistema, já que todos os cabos ligam ao mesmo local.
Um dispositivo por derivação, se esta falhar só um dispositivo é afectado.
Fácil detecção e isolamento de falhas, dado que o nó central está directamente ligado a todos os outros.
Simplicidade do protocolo de comunicações.

Desvantagens :
Maior comprimento do cabo para efectuar as ligações.
Dificuldade em expandir o número de nós.
Dependência do nó central, se esta falha, a rede fica inoperacional.

Topologias de Redes - I


Topologia BUS ou Barramento
Arquitectura multiponto.
Todos os computadores partilham o mesmo canal de comunicação.
Implementação predominante tipo ETHERNET.
Informação monitorizada no BUS e endereçada a cada um dos computadores.
Quando um PC envia uma mensagem a outro todos os outros vão ao BUS verificar se a mensagem é para eles.


Vantagens :
Pequeno comprimento de cabo.
Facilidade de ligação de novos componentes, que podem ser ligados em qualquer ponto do barramento.

Desvantagens :
Dificuldade em diagnosticar falhas.
Dificuldade em isolar defeitos.
Os nós ligados à rede devem ser inteligentes uma vez que estamos ligados ao barramento comum, tem de haver poder de decisão sobre o qual dos dispositivos está no momento ligado ao BUS.







Wireshark


O Wireshark permite fazer a captura do tráfego da rede. É um poderoso
sniffer, e uma poderaosa ferramenta para detectar problemas e entender protocolos.
No entanto, como qualquer programa deste género, este pode ser usado para proteger o seu sistema ou para roubar dados a sistemas na vizinhança.
Mesmo assim, vale a pena referir o link para o seu download: www.wireshark.org

13 de outubro de 2008

Quad core vs Dual core

Este artigo é dedicado a todos os gamemaniacos...
É um artigo que compara os actuais cpus da Intel e AMD nos jogos actuais, ora vejam e tirem as vossas conclusões....

Fonte:

http://www.guru3d.com/article/cpu-scaling-in-games-with-quad-core-processors/1

3 de outubro de 2008

Um dia diferente
Uma visita de Cidadania

Foi de facto um dia diferente no âmbito do curso no que respeita a cidadania e profissionalidade.
Tivemos oportunidade de visitar o Museu da Presidência onde de facto a nossa História recente é evocada, não pelas ofertas presidenciais ao nosso país, de grande valor artístico e real, mas principalmente nos documentos históricos escritos pelas mãos dos próprios protagonistas. Realço os manuscritos e notas pessoais que nos apelam á alma para os desfolharmos e verdadeiramente conhecermos o pensamento desses grandes Homens que representaram Portugal. Conhece-los “em loco” não fazendo juízos de valor sobre os resultados do seu pensamento mas apenas olhando para a singularidade de em algum momento terem sido apoiados por um povo e terem representado uma nação.
Por isso não os devemos renegar porque eles fazem parte de nós e do nosso presente quer queiramos quer não. Conhece-los sem preconceitos, não como um mito, mas como Homens no seu pensamento e na sua acção viajando para um tempo onde a nossa História foi gravada pelo punho de cada um deles. Provavelmente não chegaríamos ao patamar intelectual dos artistas que traço a traço retrataram os nossos Presidentes e que na sua pose formal captaram a sua alma projectada no futuro com os olhos em Portugal, mas pelo menos entenderíamos que o nosso futuro como nação depende do verdadeiro entendimento do passado e da sua aceitação pelas gerações futuras. Por isso não reneguemos Portugal porque todos os dias se escreve por todos nós.
Depois foi subir pela Calçada da Ajuda até ao Palácio de Reis e Rainhas e ver o fausto da realeza que viviam os nossos primos …Sim porque está provado que cada um de nós tem pelo menos um gene de D. Afonso Henriques. Seria bom ter um décimo da sua herança contabilizando os juros desde há 200 anos. Mas não nos lamentemos porque a melhor herança é Portugal e corre-nos nas veias e a Republica chegou para acertar as contas pela verdadeira democracia participada e responsável. Reis e rainhas foram também grandes homens e mulheres que construíram a nossa identidade e também na sua vida relegaram-nos não só a nós mas também à Humanidade feitos históricos em todos campos desde a astronomia à navegação, à biologia à geografia à cartografia até à arte à moral e à ética. E D. Carlos não merecia aquele fim. Cada um teve o seu papel na construção do que somos hoje em dia, lamentável é que por vezes construamos Palácios de insensibilidade e ignorância isolando-nos da realidade grandiosa e abrangente que é a nossa verdadeira identidade.
Foi por isso uma visita ao passado mas também ao presente que me apelou a esta pequena e humilde reflexão porque não é meu hábito reflectir por escrito. Penso que serviu pelo menos para me aguçar a curiosidade por outras visitas culturais. Publico aqui algumas fotos para a história do Curso IGRI01.
Carlos Cunha
02-10-08

1 de outubro de 2008

Magalhães

Um pequeno vídeo que explica o "nosso" Magalhães.


Dell vai vender PC com filmes dentro

Iron Man será o primeiro título a ser disponibilizado de origem nos computadores da fabricante na sequência de um acordo estabelecido com a Paramount Pictures. A oferta teve início ontem, coincidindo com a data de lançamento comercial do DVD do filme protagonizado por Robert Downey Jr..
«Tencionamos imergir gradualmente nos conteúdos como forma de irmos de encontro àquilo que os consumidores mais querem de um PC,» justificou Rachna Basin, director de conteúdos da Dell, citado pela Reuters.
Para já, o filme será instalado de origem apenas nos modelos Dell Inspiron, Studio and XPS. "In Exame Informática"

10 de setembro de 2008

Novidades Fedora



A última versão inclui novas versões significantes dos componentes chave e tecnologias.

Variantes (Spins)

O Fedora inclui várias variantes (spins), com diferentes combinações de aplicações que respeitam os requisitos dos utilizadores. Além de uma imagem boot.iso muito pequena para a instalação via rede, os utilizadores ainda têm as seguintes opções:
Uma imagem regular para os utilizadores de computadores pessoais, estações de trabalho e servidores.


Uma de várias imagens Live que correm a partir de um disco ou dispositivo flash USB e que podem ser instaladas no disco rígido.


Ver mais...

Internet só agora está a alcançar objectivos dos teóricos do hipertexto

A Internet só agora está a começar a alcançar os objectivos dos primeiros teóricos do hipertexto, com o aparecimento das ferramentas de colaboração da Web 2.0, disse esta terça-feira George Landow, em entrevista à agência Lusa.
À margem do 4º WikiSym - Simpósio Internacional sobre Wikis, que está a decorrer no Porto até quarta-feira, o especialista mundial em hipertexto salientou que o desenvolvimento do hipertexto e hipermedia (ligações para outros textos ou aplicações multimédia) ainda está na fase 0.5, correspondente ao actual estádio de evolução da Internet.
«A Web 2.0 [também conhecida por Web Social] é Hipertexto/Hipermedia 0.5. A Web está apenas a começar a alcançar os objectivos dos primeiros teóricos do hipertexto (Ted Nelson, Vannevar Bush, Douglas Englebart e Andy van Dam)», afirmou.
George Landow sublinhou que a ideia de hipertexto definida por aqueles teóricos já «exigia que os leitores tivessem capacidade para acrescentar ligações e conteúdos, sem necessariamente alterar os textos de outras pessoas».
O autor de «Hypertext 3.0: Critical Theory and New Media in an Era of Globalization» enalteceu o facto de a Web 2.0 estar a contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de colaboração e comunicação baseadas em hipertexto, como os wikis (páginas da Internet de construção colectiva que podem ser modificadas pelos leitores, mantendo sempre o histórico de todas as alterações).
Landow defendeu que, contudo, já existiam sites de colaboração com um funcionamento semelhante aos wikis antes de ter surgido o primeiro wiki, em 1995.
George Landow, que é professor de Inglês e História da Arte na Brown University, nos Estados Unidos, deu como exemplo os seus sites académicos, como «The Victorian Web» (www.victorianweb.org), que reúne quase 40 mil documentos anteriores aos sistemas Web.
«Este site tem muitas colecções de documentos que se parecem muito com wikis, mas nenhum contribuinte pode escrever sobre o documento de outra pessoa», referiu, explicando que todas as contribuições são revistas por si, numa posição assumida de editor e moderador.
Cerca de 130 pessoas de vários continentes estão a participar no WikiSym 2008, que terá ainda como oradores convidados Stewart Nickolas, do núcleo da IBM dedicado às tecnologias emergentes na Internet, e Dan Ingals, autor da linguagem de programação Smalltalk.
Dan Ingals vai apresentar «The Lively Kernel», projecto de investigação que lidera na Sun Microsystems e que antecipa a passagem de wikis de textos para wikis de objectos gráficos.
In IOL

9 de setembro de 2008

Intel lança discos SSD


A Intel já começou a fazer chegar ao mercado os seus novos discos rígidos baseados em memória flash, ou SSD.
São dois os modelos que, para já, irão estar à venda. O X25-M estará disponível num formato de 2,5 polegadas, enquanto que o modelo X18-M será um modelo de 1,8 polegadas. Ambos são baseados na tecnologia de células NAND de múltiplos níveis (MLC). Estes modelos estão disponíveis em capacidades de 80 gigabytes, sendo que as versões de 160 GB deverão estar no mercado no último trimestre deste ano.
A Intel afirma que os modelos de 80 GB atingem velocidades de 250 MB/segundo na leitura, e até 70 MB/segundo na escrita.
Em quantidade de mil unidades, estes discos terão um preço de 595 dólares (cerca de 420 euros).
“Tirado da Exame Informática”

Mário Pitta Groz

5 de setembro de 2008

Zon prepara serviço de Internet a 100Mbps para 2009

Segundo a Ciberia: "a ZON vai fazer um "upgrade" da rede cabo que lhe permita competir com as Redes de Nova Geração (RNG), as redes de fibra óptica com velocidades entre os 50 e os 100Mbps que o Governo quer implementar."
A ver vamos...

Google vai alterar licença do Chrome


A licença de utilização do novo browser da Google é considerado abusiva e vai ser corrigida. A nova versão vai ser retroactiva.

A indignação correu pela Internet. O acordo de utilização do novo browser da Google dava à empresa o direito de usar como bem entendesse todos os conteúdos pessoais que fossem disponibilizados através dos “serviços” da Google.
Por “Serviços”, o acordo entendia o browser e quaisquer outras páginas ou programas.
A empresa, noticia o Ars Technica, vai rever e alterar este acordo. "In Exame Informática"

30 de julho de 2008

Boas férias

Caros formandos e visitantes deste blog.

O administrador deseja-vos umas óptimas férias.

Voltaremos em Setembro com energia redobrada.

Até lá um abraço.


Fernando António Belo

25 de julho de 2008

DESPEDIDA

Bem sei que não é a maneira mais apropriada para me despedir de vocês, mas penso em ir ter convosco para poder dizer adeus pessoalmente, de qualquer maneira aqui deixo um obrigado a todos por me terem feito sentir bem na minha curta passagem pelo curso, desejo muitas felicidades a todos e espero sinceramente que todos tenham sucesso e consigam alcançar tudo aquilo que desejam, eu vou atrás dos meus sonhos e espero que vocês também o façam.Beijinhos e Abraços para todos colegas e formadores.

Hugo Ribeiro aka HIPHOPER

Ps: espero não ter sido muito chato, e se fui não era essa a minha intenção.

24 de julho de 2008

23 de julho de 2008

Tipos de memórias - X

Conclusão

Do estudo que efectuei para realizar este trabalho, posso concluir que a evolução das memórias nos computadores, foi um dos factores que mais fez evoluir as capacidades dos mesmos, e que devido às novas tecnologias emergentes, provavelmente a sua evolução não parará por aqui, abrindo novas possibilidades ao aparecimento de softwares e sistemas operativos cada vez mais poderosos e elásticos que nos resolvam alguns dos problemas que ainda persistem actualmente.

Fernando António Belo

Tipos de memórias - IX

DDR4

Também conhecidas por GDDR4, sendo o G de graphics, uma vez que este tipo de memória é destinado em exclusivo às placas gráficas. Segundo o seu fabricante os novos módulos, são 33% mais rápidos do que os módulos DDR3, actualmente utilizados, ao mesmo tempo que consomem 45% menos energia.
Com uma capacidade de processamento na ordem dos 2.5Gb/s, em oposição aos 1.6Gb/das DDR3, representam mais uma enorme evolução na capacidade de processamento.Esta melhoria foi alcançada devido às duas novas tecnologias usadas: a DBI ( Data Bus Inversion ) e a Multi-Preamble.Estas duas tecnologias, eliminam por completo todos os atrasos de transferência que se verificavam nos anteriores modelos, ou seja, o aumento de performance é da ordem dos 56% em qualquer placa gráfica do mercado actual.Apesar destas modificações, manteve-se o design igual ao das DDR3, pelo que será fácil aos fabricantes modificarem as suas placas gráficas para suportar estas novas memórias.

Fernando António Belo

Tipos de memórias - VIII

DDR3

É a terceira geração das DDR SDRAM. Tem como principais melhorias em relação às suas antecessoras: uma largura de banda mais elevada devido à taxa de impulso de clock aumentada, o consumo muito reduzido (menos 40%) devido à tecnologia de fabrico de 90 nanómetros, aos seus transístores dual gate e ao pré-fetch melhorado. A sua tensão de funcionamento é 1.5V. Isto reduz o consumo de potência e a criação de calor, assim como permite configurações de memória mais densas para desempenhos mais elevados.
O buffer de 8 bits é outra vantagem em oposição ao de 4 bits da DDR2 e aos 2 bits das DDR. A sua principal aplicação tem sido o mercado das placas gráficas, onde a velocidade é cada vez mais importante e a troca de informação entre os buffers é maior. Por isso, a DDR3 torna-se uma óptima escolha para complementar o GPU.
Existem memórias DDR3 com velocidades de relógio desde de 800 a 1333 MHz, atingindo mesmo nos melhores modelos uma taxa de 1600 MHZ, com capacidade de armazenamento entre os 256MB e 2GB.

Fernando António Belo

Tipos de memórias - VII


DDR2

As frequências de bus existentes são 400 MHz, 533 MHz, 667 MHz e 800 MHz. Assim como as memórias DDR, usam dois dados por impulso de clock.
Devido a isso, os clocks listados são os clocks nominais e não os clocks reais.
Para obter o clock real dividimos o clock nominal por dois. Por exemplo, a memória DDR2 a 667Mhz na realidade trabalha a 333 MHz.
O seu consumo é menor que as DDR, pois a voltagem também é menor: 1,8 Volt.
Nas DDR2 a terminação resistiva está localizada dentro do chip de memória e não na motherboard, por isso não é possível instalar memórias DDR2 em sockets de memória DDR.

Os módulos de memória DDR2 têm 240 contactos.
Nas DDR o tempo de acesso (CL - o tempo que a memória demora a fazer a entrega de um dado pedido), pode ser de 2; 2,5 ou 3 impulsos de clock. Nas memórias DDR2 o tempo de acesso é de 3, 4 ou 5 impulsos de clock.
Dependendo do chip, há uma latência adicional (AL - “additional latency”) de 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 impulsos de clock.
Neste tipo de memórias a latência de escrita é igual à latência de leitura menos 1. Por último, o controlador das memórias DDR carrega antecipadamente dois bits de dados da área de armazenamento (“prefetch” ou “pré-busca”), enquanto que o controlador das memórias DDR2 carrega quatro bits.
Fernando António Belo

Tipos de memórias - VI

DDR

DDR (Double Data Rate)

As DDR duplicam as taxas de transferência de uma SDRAM, pois conseguem executar dois acessos durante apenas um ciclo de máquina, enquanto as SDRAM apenas excutam um.
Para o conseguir trabalham sincronizadas com o relógio do computador e fazem acessos tanto no sentido ascendente do sinal de onda como no sentido descendente da mesma (as SDRAM, apenas acedem aos dados uma vez por ciclo de relógio).


Assim, a performance duplica, e por exemplo, um chip de 133Mhz facilmente trabalha a 266Mhz. As DDR’s são diferentes das SDRAM até no número de contactos (184 em vez dos 168) e para poderem ser instaladas num computador é necessário serem compatíveis com o seu Chipset. Numa memória SDRAM PC-133, o número "133" significa a velocidade a que a memória trabalha (133 MHz). Numa memória DDR PC-1600 não significa que ela trabalhe a 1600 MHz. Esse valor indica a taxa de transferência de MB por segundo.


Outra característica interessante das DDR é o Dual DDR, ou seja, com dois módulos de 256 MB de memória RAM DDR-333 no computador, este trabalhará com elas como sendo um conjunto de 512 MB com barramento de 64 bits (ou seja, 2.700 MB por segundo). Essa configuração em Dual DDR fará o barramento passar a 128 bits, aumentando a velocidade para 5.400 MB por segundo.
Para trabalhar com Dual DDR é necessário que a motherboard tenha esse recurso. Este esquema de funcionamento só se torna eficiente se utilizado com processadores Intel Pentium IV, AMD Athlon XP ou superiores.



Fernando António Belo

Tipos de memórias - V

RIMM

RIMM (Rambus Inline Memory Module)

Possuem um barramento a 16 bits, menor que os 64 bits das DIMM SDRAM, mas trabalham a uma velocidade de relógio muito superior. Usam uma voltagem de 2,5 Volt, internamente reduzidos a 0,5 Volt, o que reduz imenso a temperatura de uso dos módulos e a consequente emissão de radiofrequências.
Uma das vantagens deste tipo de memória é o chip interno de controlo que monitoriza a temperatura e reduz a velocidade da mesma no caso de sobreaquecimento. Além desta função estes mesmos chips podem desligar as secções da memória que não estão a ser usadas.
Se usarmos RIMM’s temos de ocupar todos os slots da board, por causa da continuidade (no caso de não termos RIMM’s para todos os slots usamos um CRIMM, Sendo o C de continuidade).
Outra desvantagem deste formato é ter de trabalhar ao pares. O seu ponto mais fraco é os chips RDRAM, terem de funcionar muito perto do CPU, para reduzir o ruído, pois esta tecnologia é muito sensível às radiofrequências.

A grande vantagem deste formato é conseguirmos com apenas 16bits, por exemplo, 800Mhz de largura de barramento.


Fig 1 – RIMM/184
Fernando António Belo

Tipos de memórias - IV

DIMM

DIMM (Double Inline Memory Mode)

Estes módulos possuem contactos em ambos os lados, daí o seu nome Double Inline ou módulo com duas linhas de contacto. Estes trabalham com termos binários de 64 bits e dispensam o uso aos pares. Trabalham a frequências entre os 66Mhz e os 133Mhz (PC-66, PC-100 e PC133).
Encontramos DIMM’s de 64MB, 128MB, 256MB, 512MB e 1GB.

Em resumo:

Tipo Padrão Acesso Utilização
SIMM 30 FPM 70 ou 60 ns 80286, 80386 e 80486
SIMM 72 FPM 70 ou 60 ns 80486
SIMM 72 EDO 60 ou 50 ns Pentium
DIMM 168 EDO 60 ou 50 ns Pentium
DIMM 168 SDRAM 8, 10 ou 16 ns Pentium, Pentium II e Pentium III







Fig 1 – Módulo DIMM





Fernando António Belo

Tipos de memórias - III

SIMM

SIMM (single inline memory module).
Trabalhavam a 8 bits simultâneos e tinham de ser usados em grupos para chegar o número total de bits necessário ao processador. Muito usados com CPU’s 40386 e 40486 (32 bits, por isso, os módulos SIMM eram usados com estes em grupos de 4). Os SIMM de 72 contactos conseguiam 32 bits. Apesar de serem mais práticos que os SIMM de 30 contactos, eram pouco utilizados, até o lançamento do processador Pentium. Este trabalhava com memórias de 64 bit, usando dois módulos SIMM/72 obtinham-se estes 64 bits.
As memórias SIMM 30 e SIMM 72 utilizavam tempos de acesso na ordem dos 50 a 70ns.







Fig. 1 - Memórias com tempos de acesso de 10ns e 70ns, respectivamente.


Fernando António Belo

Tipos de memórias - II

Random Access Memory – Memória de acesso aleatório, é volátil (isto é, sem corrente eléctrica perde os dados). É uma memória de leitura e escrita. A RAM divide-se em bastantes tipos, que veremos a seguir.

A primeira é a DRAM (Dynamic RAM), que só armazena dados se acedida pelo circuito de refrescamento. Este circuito lê o conteúdo de cada célula de memória do PC e refresca o conteúdo da mesma. Se este processo parar a DRAM perde todo o seu conteúdo. É bastante acessível financeiramente o que a coloca na rota da industria de massas.
Dentro das DRAM’s podemos encontrar diversos tipos. Por exemplo: SDRAM, FPM RAM, BEDO RAM, EDO RAM e RDRAM.

Das mencionadas, a mais antiga é a FPM (Fast Page Mode). Usada nos velhinhos 486 e posteriormente nos Pentium, com tempos de acesso na ordem dos 70ns. Existiam duas versões as de 30 contactos (486) e as de 72 contactos (Pentium). Este tipo pressupõe o próximo acesso na mesma linha, o que poupa tempo de acesso. No entanto, as FPM cedo se revelaram insuficientes para fazer face às necessidades e apareceram as EDO (Extended Data Out), que baixou o tempo de acesso para 60ns com bus a 66Mhz, operando com Pentium de 100 a 200Mhz.
Evoluindo das EDO apareceram as BEDO (Burst Extended Data Out), com tempos de acesso de 50ns em boards com barramento de 66Mhz. Apesar de serem a evolução das EDO, estas não são compatíveis entre si. Devido ao elevado preço, as BEDO RAM, apenas foram comercializadas por encomenda.
Com a natural evolução dos sistemas depressa as DRAM se tornaram obsoletas e foram substituídas pelas SDRAM (Synchronous Dynamic), funcionando inicialmente em formato 168 contactos, em sistemas a 66Mhz/5 Volt (posteriormente 3,3 Volt). Depressa foram adaptadas aos barramentos emergentes a 100Mhz.
A grande vantagem das SDRAM, foi o facto de sincronizarem os acessos à memória com o relógio do CPU, tornando a transferência de dados mais rápida. Enquanto as SDRAM dominavam o mercado apareceram as RDRAM (Rambus Dynamic). Esta arquitectura baseava-se numa interface eléctrica diferente o RSL, Rambus Signaling Level. Esta memória criada para sistemas com bus a 500Mhz, permitiu o acesso inteligente à memória usando pequenos pacotes de dados a uma velocidade de relógio alta.
Além dos tipos que vimos atrás existem ainda outros tipos de RAM específicos para determinadas funções, assim temos:
SRAM (Static RAM) – Mantém os dados sem refrescamento externo, são mais simples e rápidas, se bem que também sejam mais caras. São exclusivamente usadas para cache nos computadores.
VRAM (Vídeo RAM) – Usada nas placas gráficas, lê e escreve simultaneamente. Gere eficazmente as imagens e cores no ecrã.
WRAM (Windows RAM) – Acrescenta às tecnologias anteriores um processador cuja função é colocar os gráficos mais rapidamente no ecrã.

Por último, mas não menos importante a CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). Apesar de ser uma RAM, esta mantém a informação da configuração do computador, pois o seu consumo ínfimo de energia permite a sua alimentação através de uma bateria incluída na Motherboard.

Fernando António Belo

Tipos de memórias - I

A memória tem o papel de armazenar dados que o computador esteja a usar durante os seus processos e programas. Um computador possui, por si só diferentes tipos de memórias, desde a principal até às menos faladas como a BEDO RAM, por exemplo. Vamos analisar todos os tipos de uma forma sucinta, mas ao mesmo tempo esclarecedora do papel de cada uma no nosso PC.
A memória desempenha um dos papéis mais importantes no desempenho de um computador, pois actua ao nível da performance, fiabilidade e escalabilidade (possibilidade de upgrade).
Por último, devo realçar o seu igualmente importante papel no suporte ao software e à evolução do mesmo.

Fernando António Belo

Investigadores produzem transístores com papel

Um grupo de investigadores portugueses produziu pela primeira vez transístores com uma camada de papel. Uma descoberta cujos resultados poderão ser desenvolvidos em aplicações de baixo custo no campo da electrónica descartável. (ver mais)

Microsoft Portugal melhor subsidiária mundial da Microsoft International

Das subsidiárias de média dimensão em mercados desenvolvidos, a Microsoft Portugal foi considerada a melhor do mundo. (ver mais)

21 de julho de 2008

AMD com novo CEO após quebra nas receitas


Hector Ruiz, CEO da AMD, demitiu-se do cargo após perdas de 1,2 mil milhões de dólares nas receitas no segundo trimestre. Dirk Meyer é o novo director geral. (ver mais)

Apesar do crescimento, Google e Microsoft não conseguem convencer analistas

Europa acusa Intel de concorrência desleal

Entidades regulatórios da UE (União Européia) entraram com novas acusações contra a Intel, a maior fabricante de chips do mundo, acusando a empresa de utilizar sua força de mercado para prejudicar um de seus maiores rivais. (ver mais)

9 de julho de 2008

Motores de Busca Inovadores


Motor de busca selectivo com uma pitada de graça.


http://www.searchme.com/

em este motor de busca "visualização das paginas antes de as abrir"?

Dois motores de busca diferentes. Para ver o que é novo em motor de busca net.

Em nosso idioma escassa, mas em inglês, ok.


Ricardo

4 de julho de 2008

Fonte de alimentação AC-DC

Circuito

Conforme se pode observar no diagrama de blocos da ilustração, esta fonte apresenta:



a) Bloco ou etapa do transformador, que reduz a tensão da rede (110/220VAC) para (6 + 6) VAC, com secundários para 2A. O transformador apresenta "center-tape" no secundário; desses três terminais recolhemos directamente as tensões alternas de 6 e 12 volts.
Usaremos estas tensões para a alimentação de lâmpadas, amperímetros térmicos, pequenos motores de indução, experiências com correntes induzidas e outras situações onde a alternância, de frequência 60Hz, for necessária.


b) O segundo bloco efectua a rectificação da corrente. Usamos, para tal finalidade, uma ponte rectificadora com 4 díodos de silício, tais como 1N4004, 1N4007, BY127 etc. Estas pontes podem ser adquiridas em lojas do ramo, como um componente único, dotado de 4 terminais.
c) O bloco da filtragem, incumbe-se de minimizar as flutuações na tensão contínua obtida, constando de um condensador electrolítico de grande capacitância (adoptamos um de 2000 m F x 25 V).


d) O bloco seguinte ocupa-se da regulação electrónica da tensão de saída, mantendo-a no nível desejado. Constitui-se de um transístor de potência (2N3055), um díodo zener para referência de tensão (12 V x 400 mW) e um potenciómetro de carvão (1k ou 2k2), no qual se efectua o ajuste da tensão de saída. Um voltímetro de ferro móvel (mais barato) ou um de bobina móvel é ligado aos terminais de saída da fonte, para a leitura do valor actual da tensão.


e) O bloco de protecção contra curtos-circuitos emprega um transístor PNP de uso geral (BC558) e dois díodos (BAX17 ou BAX18). Quando acontece um indesejável curto-circuito, esta etapa é accionada reduzindo drasticamente a corrente que circula pelo transístor de potência, evitando assim danos à ponte rectificadora, no transformador e demais componentes sujeitos a sobrecargas.

CMOS e alguns dos seus problemas

A memória CMOS

CMOS ( Complementary Metal Oxide Semiconducter).

Trata-se de uma pequena memória RAM que mantém informação sobre a configuração do PC (número e tipo de dispositivos de armazenamento externo, quantidade de memória, etc), além da data e da hora do sistema.
Embora seja uma memória de leitura e escrita, do tipo RAM, o seu conteúdo mantém-se, mesmo quando o computador é desligado da corrente eléctrica. A tecnologia CMOS é utilizada para a construção deste tipo de memória tem um consumo ínfimo de energia, o que permite que o seu conteúdo seja permanentemente alimentado por uma bateria existente na motherboard.

Problemas com a CMOS.

Esqueceu-se da palavra passe?

Esta é uma das situações em que teremos de “limpar” a CMOS. Existem duas maneiras de a limpar; ou retirando a pilha durante algum tempo (normalmente aprox. 1 minuto), ou através da remoção de um jumper existente na motherboard para esse fim (normalmente ao pé da pilha). Existem boards que trazem no manual outra maneira de o fazer.

O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria.

Quando o sistema perde a hora, as informações de setup ou dá erros de bateria, isso quer dizer que a bateria está “morta”. Nas placas actuais estas substituem-se facilmente, basta retirar uma e colocar outra, mas em placas mais antigas usavam-se baterias recarregáveis de níquel-cádmio, pelo que nesse caso teremos de recorrer ao ferro de soldar para trocar a bateria.

A bateria só trabalha às vezes.

Normalmente a bateria está fraca e a perder tensão. Pode ser também mau contacto entre a bateria e os terminais que a ligam à motherboard.

O sistema perde a hora.

Algumas placas são desenhadas para quando a bateria está fraca, desligarem o relógio, pelo que a solução passará mais uma vez por trocar a bateria.

Problemas com a cache.

A Cache está avariada.

Se suspeitar de alguma falha na memória cache, experimente desligá-la no setup da BIOS. Se o problema deixar de acontecer então era mesmo da cache. Caso contrário provavelmente terá um tipo de cache incompatível com o seu sistema, verifique a compatibilidade no manual da board e caso seja necessário troque as memórias.

2 de julho de 2008

paisagem para descontrair...


vista da sala de aula.
fotografia por Mesquita

30 de junho de 2008

Piratas “tugas” continuam a ser perseguidos…

Depois de nos últimos dias termos dado a conhecer a noticia de que pela primeira vez em Portugal um individuo foi condenado por partilhar músicas, chega a informação directamente da Associação Fonográfica de Portugal e da Audiogest de que mais dois processos estão concluidos.

Num desses processos uma empresa foi visada e agora obrigada a pagar uma multa de 3500€. O outro processo teve como desfecho um acordo em que um jovem de 15 anos foi “obrigado” a assinar uma nota de culpa, e que passamos a transcrever :

Chamo-me N. tenho quinze anos e vivo nos Açores. Por várias vezes, acedi à Internet, onde consultei vários sites e utilizei alguns serviços Peer-to-Peer, como, por exemplo, o Kazaa e o Limewire.

Através desses serviços, fiz downloads de várias músicas, como o “Dei-te quase tudo” e o “Fala-me de Amor”.

Depois partilhei-as e disponibilizei-as a outras pessoas na internet. Estes meus actos foram detectados e, no dia 3 de Maio de 2007, a Polícia apareceu em minha casa. Foi ao meu quarto, ao quarto da minha irmã e dos meus pais.

Os polícias correram a minha casa toda e levaram-me o meu computador, bem como os meus CDs e DVDs.

Já há algum tempo tinha ouvido dizer que não se devia fazer aquilo, mas não liguei.

De facto, sei que tirar e dar músicas através da internet é crime. Além do mais, fiquei sem Internet, sem computador e sem os meus CDs e DVDs.

Percebo agora que fazer downloads e uploads ilegais através da internet não compensa.

Todos estes processos tiverem como base queixas fetias pela AFP e Audiogest contra 28 utilizadores não idenficados em 2006. Estas associações pretendem agora que o governo ajude e tome medidas do género das que foram tomadas pelo governo francês…

HugoRibeiro aka HIPHOPER
LeanBack!!!

PT e Governo negoceiam fibra óptica sem concorrência

Apesar de a consulta pública lançada pela Anacom estar longe do fim, o Governo e a PT começaram a negociar regras de instalação e exploração de redes de fibra óptica.

De acordo com notícia do Público, a PT e o Governo estarão a negociar as condições de instalação e exploração de uma futura rede de fibra óptica no País.

É sabido o interesse da PT em avançar para a fibra óptica, mas sabe-se também que a operadora incumbente não pretende manter as condições, actualmente, em vigor nas redes de cobre.

Em causa está a regulação anti-monopólio que impõe a abertura da “última milha” (os cabos que ligam centrais às casas dos utilizadores) à exploração por parte da concorrência, com contrapartidas financeiras definidas pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).

Nas redes de fibra óptica, a PT quer evitar a réplica dessas imposições e garantir o poder de impedir o acesso à “última milha” por parte da concorrência.

De resto, tem sido este o principal obstáculo ao lançamento de uma rede fibra óptica na PT – a operadora histórica não terá muito interesse em enveredar por uma rede que exige investimentos avultados, quando sabe que, mais tarde, terá de abrir a rede à concorrência e repartir os lucros dessas operações.

Em contrapartida, as operadoras alternativas não terão o mesmo arcaboiço financeiro, apesar de já terem dado a conhecer a disponibilidade para partilhar infra-estruturas (a Sonaecom apresentou, no início de 2008, um projecto de uma rede para 25% do País).

As negociações entre Governo e PT tiveram início dois dias depois de a Anacom lançar uma consulta pública com vista à recolha de informação que deverá servir de base às condições de acesso das futuras redes de fibra óptica. Desconhece-se os efeitos que as negociações poderão ter na consulta pública e consequente regulação produzida pela Anacom.

HugoRibeiro aka HIPHOPER

Lean Back!!!

Uma breve História de Informática ... até 1954




Em 1500 Leonardo da Vinci inventou uma calculadora mecânica. Foi a primeira máquina desenvolvida para efectuar operações matemáticas simples.
Jonh Napier cria a sua tábua de logaritmos (1614).
O matemático inglês William Oughtred desenvolve a primeira régua de cálculo (1638). A régua de cálculo é a mãe das calculadoras modernas. Os engenheiros que criaram as calculadoras electrónicas usaram como base as réguas de cálculo, estas foram muito usadas até a década de 70 do século XX.
Aos 18 anos (1642), Blaise Pascal desenvolveu uma máquina de calcular, para auxiliar o seu trabalho de contabilidade. Baseada em 2 conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados. A máquina utilizava o sistema decimal para os seus cálculos. Quando um disco ultrapassava o valor 9, retornava ao 0 e aumentava uma unidade no disco imediatamente superior.
Em 1822, o equipamento protótipo de Charles Babbage trabalha com oito posições decimais e calcula diferenças finitas. Em 1833 cria o projecto da máquina analítica, capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar, efectuar operações em sequência e armazenar os resultados intermediários de até mil números de 50 dígitos. Era a visão do futuro computador.
Em 1847 é criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole. No seu artigo Análise Matemática da Lógica, introduz o uso de símbolos para expressar processos lógicos que podem então ser lidos com o mesmo rigor de uma equação algébrica. Estava criada a lógica moderna.
1890 - O norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados electromecânico. O sistema usava cartões perfurados para inserir dados. Herman foi também um dos fundadores da IBM e precursor do processamento de dados.
Nikola Tesla, um jugoslavo que trabalhava para Thomas Edison, patenteou circuitos eléctricos lógicos chamados "switches". Em 1891, apresenta novos ensaios científicos, detalhando aplicações insuspeitadas sobre a aplicação da corrente alternada de alta frequência e várias outras descobertas. Criou o motor eléctrico. Consegue juntar dois circuitos por indução mútua, princípio adoptado nos primeiros geradores industriais de ondas hertz.
Entre 1927 e 1928 dão-se vários eventos importantes:
A primeira demonstração pública da televisão, o rádio telefone trabalha entre Nova York e Londres, Paul Galvin e Joseph Galvin fundaram a "Stewart Storage Battery Company" que em 1947 foi renomeada para Motorola e Vladimir Zworykin, inventou o tubo de raios catódicos (CRT).
De 1936 a 1938, Alan Mathison Turing, desenvolveu a "máquina universal", sobre a qual publicou um artigo em 1936, que versava sobre um modelo teórico de computador, restrito só aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições). George Stibitz construiu o primeiro calculador binário e a "Hewlett-Packard Co." foi fundada para fabricar equipamento electrónico.
Entre 1947 e 1953, o Whirlwind, do MIT, foi o primeiro computador a processar informações em tempo real, com entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em CRT. Foi também o primeiro, a usar a flexowriter, uma espécie de máquina de escrever. Em 1947 Bardeen, Schockley e Brattain inventam o transístor, e, em 1953 Jay Forrester constrói uma memória magnética.
Em 1944 a Marinha dos E.U.A. e a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveram um computador projectado por Howard Aiken, o "Mark I“. O equipamento funcionava com relés e era programado por fita de papel. Ocupava 120 m3 aproximadamente, possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7 milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. O Mark I foi desenvolvido para calcular tabelas de trajectória para fazer a pontaria de canhões de longo alcance.
No inicio de 1946, os engenheiros norte-americanos John William Mauchly e John Presper Eckart Jr desenvolvem o Eniac. Este é o primeiro computador electrónico. Foi desenvolvido para servir os interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial e serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atómica.
O transístor foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone em Dezembro de 1947. O nome transístor deve-se às suas propriedades intrínsecas "resistência de transferência", em inglês: (TRANsfer reSISTOR).
A grande reviravolta veio em 1954, quando Gordon Teal aperfeiçoou um transístor de junção feito de silício. O silício, ao contrário do germânio, é um mineral abundante, só ultrapassado em disponibilidade para o oxigénio. Isto, somado ao aperfeiçoamento das técnicas de produção, baixou consideravelmente o preço do transístor e abriu as portas à “Revolução Electrónica”.


O Administrador

POUPAR $ E OS OLHOS



Meus caros venho por este meio propor o seguinte, o que acham de utilizarmos como página principal do nosso motor de busca a seguinte adress http://www.pretog.com/ ?

Assim podemos poupar energia e os nossos preciosos olhos, eu já fiz a mudança.

HugoRibeiro aka HIPHOPER

LEAN BACK!!!

27 de junho de 2008

Microsoft vai comprar a empresa portuguesa Mobicomp

A Microsoft comprou a empresa portuguesa Mobicomp. Este é o maior investimento directo de sempre da multinacional norte-americana em Portugal.

A Mobicomp é uma empresa de Braga que fornece a operadores móveis serviços inovadores de segurança e acesso a informação a partir de equipamentos móveis. A tecnologia já tem mais de 20 milhões de utilizadores em todo o Mundo.

Com esta aquisição de valor não revelado a Microsoft quer expandir as capacidades do Windows Mobile e do Windows Live.

Hélio Matias

Palm lança Centro desbloqueado com Google Maps

Já tinhamos visto o Palm Centro em diversas empresas na América do Norte, como a Sprint, AT&T ou a Verizon, mas o melhor de tudo é que a Palm anunciou que a sua nova coqueluche irá ficar disponível mundialmente e livre de operadora, numa fantástica versão GSM desbloqueada.

Este modelo integra as mesmas especificações que o modelo da AT&T, mas com um preço de $299 dólares.

Em adição, este Centros irá integrar também uma versão do Google Maps com a sua funcionalidade My Location.

A aplicação ficará disponível para download, para quem já tem um equipamento da primeira geração.
Hélio Matias

Apple Mac OS X Leopard chega dia 26

A Apple revelou hoje a data de saída do novo sistema operativo Leopard para o Mac OS X. A o lançamento fica então agendado para dia 26 do corrente mês.

O Leopard havia sido adiado devido ao telemóvel iPhone, no entanto, aparece no mercado com mais de 300 novas funcionalidades em relação ao seu antecessor Tiger, entre os quais um novo ambiente de trabalho, novidades a nível do sistema de backup ou a possibilidade de inserir novos efeitos em chats de vídeo.

O melhor de tudo, é que este sistema operativo vai ter um preço de 129 dólares (cerca de 90 euros) para um utilizador ou 199 dólares (cerca de 139 euros) para uma licença de cinco pessoas.

Valores completamente irrisórios para a qualidade do Sistema e muito mais baixos quando comparados com as licenças da Microsoft.

Será que o «amigo» Steve Jobs não pretende lançar uma versão OS X Leopard compatível com os portáteis comuns? Era bem pensado...

Na página web da Apple, que já está a receber pré-encomendas, já se pode ver um relógio com o tempo que falta para sair o Leopard.

Hélio Matias


O Dia D de Bill Gates chegou
Hoje é o dia em que Bill Gates diz adeus a 33 anos de Microsoft . O responsável, um dos homens mais ricos do mundo, vai cumprir a promessa feita ao mundo em 2006, quando anunciou que dois anos depois deixaria a actividade empresarial.

HUGORIBEIRO aka HIPHOPER
LEAN BACK!!!


Uma definição de Trojan ou cavalo de Tróia:

Trojan ou Cavalos de Tróia são programas que agem como a lenda do cavalo de Tróia, entra no computador e abre uma porta para um possível invasão.

Os troianos atuais estão disfarçados de programas legítimos, ao contrário dos vírus ou dos worms, não criam réplicas de si. Normalmente o troiano está oculto em algum arquivo, e no momento em que esse arquivo é executado, instala-se e oculta-se no computador da vítima. O troiano é também muitas vezes instalado no computador com o auxílio de um ataque de engenharia social, com apelos para convencer a vítima a executar um arquivo.

LUIS MIGUEL , Mesquita

26 de junho de 2008

BOMBA GRÁFICA



Meus amigos graças ao nosso colega Luis fiquei a conhecer esta nova BOMBA gráfica HD4850, a um preço muito acessivel 178€ e muito perto das topo de gama da NVIDIA, vale a pena pesquisar.
Abraços
HugoRibeiro aka HIPHOPER
LEAN BACK!!!


Netiquette



Trabalho sobre Netiquette (beta) em progresso. Trabalho CLC.
Ricardo

Intel contra Vista


A Intel desferiu um grande golpe na Microsoft ao anunciar que não recomenda a actualização dos sistemas operativos Windows XP para sistemas Windows Vista.

Isto contraria as previsões da Microsoft, que afirmava que o Vista seria adoptado duas vezes mais rápido de que o XP.

A BLOGOMANIA







Agora isto é que vai ser blogar.



Saudações á turma e ao administrador.
Carlos

Primeiro Post

Este vai ser o blogue da turma de Instalação e Gestão de Redes Informáticas 2008/2009 do CRP Alcoitão.
Neste blogue iremos tentar publicar as diversas matérias versadas pelo nosso curso desde o inicio até ao seu final.
Sempre que se justifique poderemos também publicar outros artigos de interesse.
Até já.

A turma.